Menu

Cidades

Deixem o espinafre em paz

4782e61929e852d1cbbbbebe70425508_XL

Recentemente, estudos realizados pela Universidade Livre de Berlin (ULB) apontaram a ecdisterona como substância que potencializa o rendimento de atletas. Nesse contexto, a WADA (Agência Mundial Antidoping) analisa a possibilidade de incluí-la na lista das ilegais.

Mas porque falar da ecdisterona? Pois é a substância encontrada nas folhas do espinafre. Então o vegetal será expulso da dieta dos atletas? Tem tudo para isso acontecer, embora a ULB tenha apontado que para o atleta aumentar seu rendimento consumindo espinafre seria necessário comer cerca de 4Kg cru por dia! Portanto, o problema não viria do consumo da folha natural e sim das cápsulas com alta concentração de ecdisterona produzidas em laboratórios.

A WADA, por sua vez, alega ser difícil controlar a origem da substância, caso encontrada no organismo do atleta. O que sugere, a meu ver, uma proibição iminente.

De minha parte, sou absolutamente contra que uma substância natural (vegetal, legume, fruta ou proteína) seja considerada dopante. Pois isso beneficia laboratórios e empresas de alimentos e substâncias inorgânicas e/ou processadas.

O Doping hoje é um problema cada vez mais sério dentro do esporte. Controlá-lo é uma questão de investimento em tecnologia antidoping. E, francamente, não venham dizer que não há recursos para isso, pois todos nós sabemos dos rios de dinheiros que passam por baixo e por cima de Olimpíadas, Copas do Mundo e até mesmo, campeonatos nacionais.

Se chegarmos ao absurdo de proibirmos o espinafre, estaremos sim cada vez mais próximos de ler reportagens com atletas que comem capsulas da Bayer e comida enlatada da NASA. Aí sim, meus amigos, será o fim do mundo e do esporte junto.

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por esportes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios