Menu

Cidades

Naturalização planejada de atletas

NEW YORK, NY - FEBRUARY 11: Anderson Silva of Brazil looks on before fighting against Derek Brunson (not pictured) of United States in their middleweight bout during UFC 208 at the Barclays Center on February 11, 2017 in the Brooklyn Borough of New York City. Anthony Geathers/Getty Images/AFP
NEW YORK, NY - FEBRUARY 11: Anderson Silva of Brazil looks on before fighting against Derek Brunson (not pictured) of United States in their middleweight bout during UFC 208 at the Barclays Center on February 11, 2017 in the Brooklyn Borough of New York City. Anthony Geathers/Getty Images/AFP

Nos últimos meses a naturalização de atletas feita por EUA e China me chamou a atenção. Pois é um casamento onde o atleta ganha em oportunidade, estrutura e salário enquanto o país que os adota ganha em planejamento político-esportivo futuro.

A China, que anda a passos largos como potência econômica, disputou apenas uma Copa do Mundo de futebol, 2002. Mas já entendeu que como potência deve disputar espaço em tudo, inclusive no futebol – um dos esportes mais rentáveis do planeta. Pensando nisso, os chineses estão de olho nas Eliminatórias para a Copa de 2022, que começam em setembro deste ano. Mas como reforçar um time que anda mal das pernas? Naturalizando pernas inglesas: Yennaris; norueguesas: Saeter; e também brasileiras: Elkson (Esse com o processo de naturalização mais adiantado), Ricardo Goulart, Alan, Aloisio e Fernandinho.

Já os EUA vem naturalizando atletas de MMA (artes marciais mistas) visando uma futura inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos. Nesse caso, sabemos da naturalização de atletas como Vítor Belfort em 2018 e Anderson Silva 2019. Ambos atraídos sob o pretexto de estar no coração do UFC (ultimate fighting championship), irão preparar o terreno para que atletas estadunidenses habitem o topo do pódio por gerações.

Com esses dois exemplos, meu objetivo não é demonizar a China e os EUA. É sim, mostrar que esporte é coisa séria, planejada em longo prazo, garantindo ao atleta estrutura para treinos e profissionalização. Porque o atleta, quando treina, está trabalhando, seja para um clube ou para um país, está trabalhando!

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por Esportes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios