Menu

Cidades

Diga-me de onde vens, e te direi onde jogarás

a

O domínio financeiro do sudeste do Brasil é claro e histórico. Um fio que ao ser puxado leva até a enorme concentração de renda. É do sudeste para baixo que encontramos os grandes investidores e investimentos. E não é a toa que lá o futebol concentre sua força mais potente.

Essa afirmação inicial é comprovada pela capacidade de se manter na primeira divisão. Local de quem tem poder econômico. Esse ano, 15 dos 20 clubes pertencem as regiões sul e sudeste, enquanto que Ceará, Bahia, Goiás, CSA e Fortaleza aparecem como azarões.

Na Série B, o quadro mostra com mais evidência a força do investimento no esporte. Dos 20 clubes em disputa 6 pertencem ao estado de São Paulo. Se somarmos as equipes do eixo Sul-Sudeste o número de participantes chega a 14! Ou seja, apenas Atlético-GO, Vila Nova, Vitória, CRB, Cuiabá e Sport representam todo o restante do país.

Olhando para a Série-C, no entanto, percebemos que lá não há sequer um clube de São Paulo (estado com maior número de representantes nas séries A e B). E isso fortalece minha hipótese. A ausência de clubes paulistas significa que eles tiveram a força financeira suficiente para se alavancar até os degraus superiores do futebol nacional.

Ano passado subiram da Série C para a B: Botafogo-SP, Operário-PR, Bragantino e Cuiabá. Ou seja, 50% do acesso foi para São Paulo. Pois lá está o coração financeiro do Brasil. Por isso tamanho sucesso futebolístico. Afinal, futebol é investimento; lambari é pescado.

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e amante de esportes.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios