Menu

Cidades

Condomínio Casa Minha Vida de São Pedro é interditado pela defesa civil

Foto: Renato Fulgoni/Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni/Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Os blocos 04, 05 e 06 do empreendimento Pontal da Lagoa, do Programa Minha Casa Minha Vida, em São Pedro da Aldeia, foi interditado na última quarta-feira (3) pela Defesa Civil. Os 48 apartamentos já estão desocupados e, de acordo com a Prefeitura, todas as famílias estão recebendo o benefício de aluguel social, pago pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo o diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, a interdição dos três blocos foi necessária para uma maior margem de segurança. “Hoje nós estamos entregando a responsabilidade das edificações para execução da obra para a Caixa Econômica, que foi bem solícita disponibilizando o aluguel social. Todas as famílias estão realocadas e recebendo o benefício. Fazer um trabalho dessa grandeza foi um grande desafio para a Defesa Civil e o município, mas nossa metodologia foi sempre estar ao lado do morador”, afirmou.

Os agentes da Defesa Civil que estiveram no local desligaram a rede elétrica dos três blocos e isolaram o acesso. Em parceria com outras Secretarias Municipais, a Divisão aldeense agiu de forma preventiva desde o momento em que se constatou o risco de deslocamento do muro próximo aos blocos citados. O monitoramento diário, efetuado pelos agentes aldeenses para verificar a estabilidade do local, foi realizado de 20 de fevereiro até o dia 1º de abril. O deslocamento permaneceu estabilizado desde a primeira aferição, nenhuma alteração foi registrada nas medições.

Foto: Renato Fulgoni/Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Além de monitorar diariamente o espaço, diversas reuniões foram realizadas com os moradores e os agentes envolvidos, como a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Assistência Social e o Ministério Público, garantindo transparência nas ações e dando total suporte aos afetados pela interdição. O aluguel social, no valor de R$800, será pago até a finalização das obras e o retorno das famílias para os apartamentos.

A Caixa Econômica Federal é o responsável financeiro pela construção do empreendimento, incluindo a contratação da empresa e a fiscalização das obras, e pela realização de todas as intervenções que forem necessárias. O prazo para realização da obra será dado após um estudo da necessidade do empreendimento. A empresa Prisma Gestão de Segurança e Serviços foi contratada pela CEF para resguardar os locais interditados.

Em fevereiro, os moradores dos blocos interditados participaram de um treinamento rápido, que teve como objetivo orientar sobre estratégias de evacuação. Outra medida preventiva adotada pela Defesa Civil foi a formação de um grupo, em um aplicativo de mensagens, para o compartilhamento de alertas e medidas preventivas, possibilitando mais um canal de comunicação direta com os agentes.

A Prefeitura de São Pedro, em nota, informou que prestou total apoio aos moradores a fim de minimizar os transtornos. As ações da Defesa Civil contaram com a parceria das Secretarias de Governo, Assistência Social e Direitos Humanos, Gestão Estratégica e Projetos, além do Gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul