Menu

Cidades

Futebol feminino

20170306140245_5

O futebol é uma paixão nacional! Dizem as frases de efeito. Mas, como durante tanto tempo os campeonatos eram exclusivamente masculinos, parecia que a paixão era sentida apenas pelos homens.

Como é costumeiro, foi pensando mais no lucro que na paixão que a CBF resolveu organizar o Campeonato brasileiro de Futebol Feminino a partir de 2013. Um torneio que já foi chamado de Taça Brasil (1983 – 2003), de Copa do Brasil (2007 – 2016), hoje tem calendário unificado, séries A-1 e A-2, além do sub-18. De acordo com dados divulgados pela CBF o número de equipes inscritas, somente para a segunda divisão, A-2, passou de 16 para 36.

Em 2019 a Série A-1 contará com 16 participantes e o Sub-18 com 24. Somando as três divisões, as meninas disputarão na temporada 344 partidas envolvendo Santos, Ponte Preta, Flamengo, Corinthians, Sport, Vitória, Internacional, Ceará, São Raimundo, Náutico, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Portuguesa, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, América-MG e Chapecoense, além concorrentes menos famosos como: Duque de Caxias-RJ, Atlético-AC, Tiradentes-PI, São Valério-TO, Aliança-GO, Cresspom-DF, Moreninhas-MS, UDA-AL, Canindé-SE, 3b Sport-AM, Esmac-PA, Santa Quitéria Futebol Clube-AM, Oratório-AP, Kindermann-SC, Foz Cataratas-PR, São Francisco-BA e do São José-SP que lidera o ranking de pontos da CBF.

Não resta dúvida que as meninas já calçavam chuteiras. Agora que os campeonatos, tabelas e taças foram acertados é hora de não largar as mãos das atletas. Transmissão de jogos, ampla divulgação e incentivo devem ser distribuídos para que um dia, antes tarde do que nunca, tenhamos inclusive a rainha Marta jogando no Brasil.

*Rafael Alvarenga é professor de filosofia e apaixonado por esportes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul