Menu

Cidades

Vereador de Macaé busca desengavetamento de CPI dos Transportes

03-01-2013 Subsecretário de Transportes e Mobilidade Urbana viaja no ônibus T11, do Lagomar ao Terminal Parque de Tubos. Na foto, Elias Malvan (fiscal de transportes), Luís Carlos Gomes (Coordenador de Cadastro e Vistoria) e Paulo César Alves (Coordenador Geral da Secretaria de Mobilidade Urbana). Macaé/RJ. Foto: Guga Malheiros/Prefeitura de Macaé
03-01-2013 Subsecretário de Transportes e Mobilidade Urbana viaja no ônibus T11, do Lagomar ao Terminal Parque de Tubos. Na foto, Elias Malvan (fiscal de transportes), Luís Carlos Gomes (Coordenador de Cadastro e Vistoria) e Paulo César Alves (Coordenador Geral da Secretaria de Mobilidade Urbana). Macaé/RJ. Foto: Guga Malheiros/Prefeitura de Macaé
Foto: Guga Malheiros/Prefeitura de Macaé

A situação crítica que já envolve a muito tempo o transporte público de Macaé, e somado a indignação publica que depois que uma estrutura metálica do Terminal Rodoviário Central caiu no dia (15) sobre uma mulher que sofreu algumas escoriações, está levando o vereador Marcel Silvano (PT), apoiado pelos vereadores da oposição, a desengavetar em 2019 o pedido de Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), de sua autoria, e recolher assinaturas para que esta seja votada e instaurada.

Esse requerimento foi posto de lado em 2013 e desde então a concessionária Sistema Integrado de Transporte (SIT), teve o final de contrato prolongado de 2015, para 2025. Uma situação no mínimo curiosa já que o serviço da empresa é o principal alvo de grandes reclamações por inúmeros moradores da cidade.

Para o vereador, há em Macaé um entendimento geral que o transporte público é uma das políticas públicas que possui menor relação de transparência e confiança social sobre o que acontece.

“É precário a situação dos terminais; principalmente o Lagomar, o Central e o Cehab, que recebem muita gente e estão com a estrutura péssima, precisando de acompanhamento. Tem a questão do transporte e da qualidade desse serviço prestado a população e também a relação concessionária e governo municipal”, explica Marcel.

Essa é uma questão que o parlamentar aponta com mais minúcia. Segundo Silvano ficou muito mal explicado a situação do atual governo de Macaé que prometeu romper o monopólio dos transportes e, em 2016, prolongou esse contrato até 2025. Ou seja, vai completar 20 anos que essa empresa faz a exploração do município e não há mudanças nesse poderio.

“Há 20 anos não há mudanças e o munícipe continua dependendo da empresa para ver o que é correto, o que deve ser feito, nos horários, linhas de ônibus, reparos e tantas outras coisas.  Os fiscais não têm estrutura para fazer seu trabalho, os motoristas fazem dupla jornada e o governo simplesmente lava as mãos”, afirma.

Porém, com uma CPI dos Transportes seria possível analisar a ‘caixa preta’ do serviço de transporte macaense e colocar de forma transparente os lucros e custos da empresa; o governo deixar mais claro como é feito a conta do subsídio da passagem; qual é a situação real que se encontra o VLT. É necessário que saibamos tudo isso a fundo e com realidade.

“Tudo para que a população acompanhe essa questão. Essa é uma das funções da Câmara”, comenta o vereador.

Marcel Silvano explica que para a comissão ser aprovada é necessários 9 votos de vereadores a favor da abertura da CPI.

“Temos 6 vereadores na oposição e alguns neutros que são favoráveis ao assunto então creio que possamos ter um resultado positivo. São um total de 17 parlamentares. É preciso vontade política para fazer esse enfrentamento. Não dá para esperar o fim do contrato”, analisa Marcel.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul