Menu

Cidades

13° salário em Carapebus é uma incógnita maldita

  • Home
  • Carapebus
  • 13° salário em Carapebus é uma incógnita maldita
carapebus

por Tania Garabini

Enquanto prefeituras de várias cidades anunciam ou já efetuaram o pagamento do 13º salário, a de Carapebus nem mesmo informa a data da quitação do valor integral para seus contratados, demitidos e principalmente para os concursados, que tem o direito assegurado por lei. Tudo isso, porque a administração de Christiane Cordeiro, sob a orientação do marido e também líder político, Eduardo Cordeiro está com mais de 63% de sua folha de pagamento comprometida com contratações. E para piorar ainda mais, a situação dos que trabalham e dos que foram demitidos em julho e ainda não receberam suas indenizações, a conta bancária onde a prefeitura recebe a verba do ICMS a que tem direito foi bloqueada, devido a uma pendência judicial. Haja coração para quem depende desse dinheiro não só para ter um Natal melhor, mas também para pagar suas dividas e colocar comida na mesa.

Os servidores – que tiveram a informação de que o 13º pode não ser pago este ano – estão evitando gastos, utilizando o salário normal recebido quitando as dívidas mais urgentes (água, luz, telefone) e mantendo uma reserva para os casos de emergência. A Prefeitura, através da Secretaria de Administração, não informa – quando indagada – a data do pagamento do 13º salário nem seu montante, que a priori deveria ser quitado até o dia 20 desse mês. O pagamento deveria ser feito aos concursados, contratados e também aos quase 200 funcionários demitidos em julho, que receberam apenas uma parcela do que tem direito.

Esse atraso é resultado pela folha “inchada” de funcionários. Na penúltima prestação de contas, a folha de pagamento comprometia 63% da receita municipal. O Tribunal de Contas determinou e a prefeita Christiane Cordeiro assinou um termo de ajuste de conduta para reduzir a folha. Em julho houve as demissões e também a redução de 15% no salário de quem trabalha para o município. Pelos informes não oficiais isso não foi suficiente para diminuir as despesas e o comentário é de que, a partir de janeiro possa ter uma nova redução salarial em mais 15%. Isso é válido do menor cargo até o de secretários.

Quantos aos valores salariais é difícil de se saber, já que o portal da Transparência não oferece clareza na pesquisa quanto aos cargos. Mas pela prestação de contas de 2017, a prefeitura de Carapebus está com um folha de pagamento de pessoal e encargos de R$ 51,4 milhões para um total de receita da ordem de R$ 72,7 milhões. Para a sorte da prefeita Christiane Cordeiro, ela só não será processada por improbidade administrativa graças a aprovação pela Câmara Federal de liberar o limite de contratações de servidores. Caso contrário, ela poderia ser destituída do cargo e ainda responder judicialmente pela excesso de funcionários.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou