Menu

Cidades

Peixe raro

atkinson-alia-jamaica

Alia Atkinson, provavelmente você nunca ouviu falar dela. Assim como não deve se lembrar de um nadador negro disputando grandes competições. É que a natação é um esporte dominado pelos brancos. Entretanto vamos à apresentação, neste caso, da exceção: Atkinson é uma nadadora negra da Jamaica. Na natação isso, por si só, já é uma proeza, mas ela foi além. Faturou a medalha de ouro dos 50m livre durante o campeonato mundial de piscina curta disputado neste momento na cidade chinesa de Hangzhou.

E porque a natação é um esporte dominado pelos brancos? Eles nadam melhor? A ciência poderia buscar explicações na densidade dos corpos, no volume da massa muscular. No entanto, eu creio que a causa tenha outra natureza. Afinal, como é fácil constatar, a natação requer certas necessidades. Manter uma piscina em boas condições para o treinamento dos atletas custa caro. Então, quem tem acesso a essas estruturas clubistas, majoritariamente particulares? Infelizmente a modalidade passa a régua nos atletas. Noves fora, permanecem aqueles que vemos disputando os pálidos mundiais…

Ora, mas voltemos a nadadora jamaicana. Ela além de ser negra disputando mundial de natação, além de ganhar medalha de ouro, reclamou da soberania branca. E terminou dizendo que pretende ser exemplo para jovens negros. Sua entrevista não foi amplamente divulgada e é difícil encontrá-la até mesmo na internet.

Alia Atkinson é um peixe raro pelo seu desempenho nas piscinas, mas sobretudo por sua visão política e social capaz de perceber porque o negro ainda ocupa espaços pré-determinados. Parabéns, Atkinson! Pois é preciso coragem para exigir um lugar além dos campos de futebol e das quadras de basquete para o atleta negro.

Rafael Alvarenga é nosso cronista esportivo e professor de filosofia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios