Menu

Cidades

Animais marinhos reabilitados são devolvidos ao mar em Arraial do Cabo

Soltura de Animais Marinhos

Em  Arraial do Cabo, seis animais marinhos foram devolvidos ao mar na última segunda(10). Duas tartarugas das espécies “cabeçuda” e “de pente” e quatro pinguins foram reinseridos no mar após meses de reabilitação no CTA Meio Ambiente e do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Bacia de Campos (PMP) da Petrobras e conduzidos pelo IBAMA.

A ação reforça a necessidade de atenção urgente para os cuidados com o meio ambiente, sobretudo a responsabilidade do descarte adequado de lixos e resíduos para que estes não cheguem aos mares. A tartaruga da espécie “cabeçuda” foi resgatada em São Francisco de Itabapoana com um anzol fisgado em seu esôfago, passou por cirurgia e foram necessários dois meses de reabilitação para que tivesse plenas condições de voltar ao mar. Já a tartaruga de pente ficou quase oito meses em reabilitação após ter sido resgatada em uma rede de pesca extremamente debilitada. Foram 8 meses para que ela expelisse todo o plástico e resíduos de seu trato intestinal e voltasse a se alimentar sozinha. Já os pinguins, foram resgatados bastante debilitados em diversas áreas e foram soltos em conjunto.

“Um dos maiores impactos retratados nos animais marinhos hoje é a ingestão de lixo. Isso compromete na ingestão de novos alimentos, devido a dificuldade em expelir o lixo. A pesca predatória com redes e anzóis ilegais são os maiores problemas hoje. Nós contamos muito com a participação de toda a população para nos informar sobre animais debilitados encontrados nas encostas.” Alerta Mariana Buratto, representante do CTA Meio Ambiente.

Animais mortos e/ou debilitados encontrados nas faixas de areia devem ser comunicados imediatamente através do número 0800-6423341 para que seja feito o resgate adequado e todos os procedimentos necessários antes de reinseri-lo ao habitat natural. Todos os animais resgatados recebem anilhas para monitoramentos futuros. Caso esses animais sejam encontrados em qualquer região do Brasil e do mundo, é possível, através do número das anilhas, obter todas as informações do histórico deles e registrar novos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral