Menu

Cidades

[OPINIÃO] Guardas Municipais e as multidões

A Prefeitura Municipal de Búzios, divulgou que na última quarta-feira, um grupamento de guardas municipais, se deslocou até a Cidade Nova, no Rio de janeiro para o Curso de Controle de Distúrbio Civil do Batalhão De Choque da Policia Militar (PMERJ).
A ideia é ensinar técnicas de controle de multidão, de menor potencial ofensivo, pelo menos a nota diz, inclusive com a presença do prefeito André Granado, supervisionando o curso. Diante do quadro de insegurança, seja ela induzida ou real, uma ação como essa pode ser considera boa, agradável aos eleitores.
A foto, que circulou nos grupos de whatsapp, do curso, no entanto, nos diz outras coisas, nos coloca questões e estamos aqui para apontá-las. Guardas municipais buzianos levando jatos de spray de pimenta no rosto, a queima-roupa, primeiramente, é ofensivo, não acham?
Diante da suposta rigidez do treinamento e os danos decorrentes de um jato de spray de pimenta a essa distância, qual é a multidão ou manifestação prevista para um treinamento desse porte? Pensem na rotina buziana, suas atividades e movimentos. Quais seriam necessários jatos de spray de pimenta? E por qual motivo?
A foto é um impacto, quiçá o vídeo, também circulando pelo grupos de whatsapp, de Chita de Sá sendo imobilizado de forma truculenta, após, aparentemente, uma infração de trânsito? Abordagens como essa serão a tônica de Búzios, a partir de então?
Uma cidade que se diz cosmopolita, ou pelo menos, se quer ser cosmopolita, precisa pensar numa maneira de garantia da livre manifestação de pensamento ou atividade, seja ela de cunho político ou cultural. A diversidade de opiniões e expressões é salutar para a democracia e não se pode, sobre o véu da segurança, criar-se estratégias para minar essa proposta de evento.
E outra coisa, antes de garantir a integridade do cidadão buziano, se garanta a integridade dos Guardas Municipais, pois se um treinamento para se ter menor potencial ofensivo no trato com os cidadãos, se toma spray de pimenta a queima-roupa, imagina se o treinamento for se abordar áreas consideras violentas?
Estamos de olho, na defesa da cidadania e da democracia!

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios