Menu

Cidades

Orquestra de Cordas torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou hoje (29/10) a Lei 8143/2018, do deputado estadual Waldeck Carneiro, que declara a Orquestra de Cordas da Grota, do bairro de São Francisco, em Niterói, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. “A Orquestra de Cordas da Grota conta com mais de 300 alunos, tendo também outros filhos ilustres: o Grupo Negros e Vozes e o Conjunto de Flauta da Grota. Tornou-se Ponto de Cultura niteroiense e oferece, além das aulas de música, cursos variados. O Espaço Cultural da Grota realiza, desde 2010, em dezembro, o Concerto dos 400, quando tocam juntos alunos dos dez núcleos de multiplicação da orquestra no Estado”, revela Waldeck.

Orquestra de Cordas da Grota conta com mais de 300 alunos / foto divulgação

A Orquestra de Cordas da Grota começou como um projeto social de Otávia Paes Selles, professora aposentada que ministrava aulas de reforço na Grota do Surucucu. Em 1995, seu filho, o músico Márcio Selles, passou a ensinar flauta, violino, violoncelo e viola aos alunos. Com a morte de Otávia, em 1998, Márcio e a esposa, a flautista Lenora Pinto Mendes, comandaram o projeto e criaram a Orquestra de Cordas da Grota. Com repertório de música erudita e clássica, a orquestra já se apresentou em Portugal, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Belize. Recebeu dois Prêmios da Cultura do Governo do estado e foi considerada de utilidade pública em Niterói, município em que já foi declarada como patrimônio cultural.

Vários alunos da Grota, que é apoiada pela Petrobras, tornaram-se professores ou músicos profissionais. Em 2007, os gêmeos Wagner e Walther, filhos do luthier da orquestra, Jonas Caldas, ganharam uma bolsa de estudos na University of Northern Iowa, em Cedar Falls, nos EUA. Montaram por lá a banda Brazilian 2Win (cavaquinho, violino, baixo e bateria) e mantêm um projeto social na faculdade, onde ministram aulas de música.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras