Menu

Cidades

Morro do Mico, em Cabo Frio, ainda corre risco de ser retirado do Parque da Costa do Sol

  • Home
  • Região dos Lagos
  • Morro do Mico, em Cabo Frio, ainda corre risco de ser retirado do Parque da Costa do Sol

O Morro do Mico, em Cabo Frio, continua ameaçado.  A sociedade civil o município continua se lutando contra a redução da Parque Estadual da Costa do Sol e, consequentemente, pelo Morro do Mico.

Depois de 41 de mobilização onde ocorreram atos e reuniões de entidades civis, apoio declarado de deputados estaduais, manifestações de vereadores de Saquarema e Cabo Frio e centenas de assinaturas nas petições online, os moradores conseguiram a retirada de duas emendas que pediam a remoção das áreas de Saquarema do Parque.

Porém, as emendas do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) que pedem a retirada do Morro do Mico do Parque da Costa do Sol ainda tramitam na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O Morro do Mico fica localizado entre o bairro Jacaré, em direção a Estrada do Guriri e a estrada conhecida como Nelore. Ocupa uma área total de 1.223.000 m² o equivalente a 123 campos de futebol.

A área contém uma área de proteção ambiental (APA) nas partes mais baixas e recebe ocupação ilegal na interface com o bairro Jacaré, onde moradores invadiram a área com plantações de milho e outros cereais.

De acordo com os ambientalistas a motivação visa favorecer a especulação imobiliária no local.

Entenda mais
A Preservação do Parque da Costa do Sol foi estipulada na Lei Orgânica pela Câmara Municipal de Cabo Frio, porém o município só começou a proteger, de fato, suas áreas de preservação ambiental, por meio da demarcação e da criação de planos de manejo de parques municipais.

Dois deles o da Boca da Barra e o do Morro do Mico só passaram a concentrar em 2009 as atenções da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente com a criação desses planos.

É preocupante que em pouco menos de 10 anos os planos para o local mudem.

 

https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/03/26/reuniao-para-discutir-retirada-de-areas-do-parque-estadual-da-costa-do-sol/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos