Menu

Cidades

TCE-RJ emite parecer favorável às contas de Saquarema, Rio das Ostras e Iguaba Grande

  • Home
  • Uncategorized
  • TCE-RJ emite parecer favorável às contas de Saquarema, Rio das Ostras e Iguaba Grande

Na última semana, mais 3 cidades da Região dos Lagos tiveram suas contas aprovadas pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), que, até então, havia emitido parecer contrário em todas as cidades da região. Na região, apenas Silva Jardim e Maricá ainda esperam pareceres do TCE-RJ.

 

As decisões foram tomadas na sessão plenária da última quinta-feira, 5, quando os conselheiros aprovaram os pareceres favoráveis às contas dos municípios de Saquarema, Rio das Ostras e Iguaba Grande, referentes ao exercício de 2016.

As contas são referentes ao último ano dos mandatos dos ex-prefeitos de Saquarema e Rio das Ostras, respectivamente, Franciane Motta (PMDB) e Alcebíades Sabino (PSDB), cuja relatora foi a conselheira substituta Andrea Siqueira Martins, e da prefeita reeleita de Iguaba Grande, Grasiella Moreira (PP), cujo relator foi o conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia.

Saquarema – De acordo com o TCE-RJ foram apontadas 23 ressalvas e determinações e 3 recomendações às contas do último ano de mandato da ex-prefeita Franciane Motta, mas nada suficiente para gerar irregularidade e um possível parecer prévio contrário.

Entre as ressalvas está, por exemplo, a “ausência de equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos” e a “existência de sistema de tributação deficiente, que prejudica a efetiva arrecadação dos tributos instituídos pelo município”, além de questões contábeis.

A conselheira ainda recomenda atenção especial com o gasto com pessoal, que, “embora não tenha atingido o limite prudencial”, registrou acréscimo acima do aumento da receita corrente líquida.

Rio das Ostras – Também relatada pela conselheira substituta Andrea Siqueira Martins, as contas da cidade receberam 11 ressalvas e determinações e 3 recomendações. Assim como no caso de Saquarema, Andrea destaca a existência de problemas no sistema próprio de arrecadação.

No caso do gasto com pessoal, Rio das Ostras já atingiu o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que gerou a recomendação de controle e redução da folha, algo que já preocupava o atual prefeito, Carlos Augusto Balthazar (PMDB), mesmo antes da posse, em 1 de janeiro de 2017.

O TCE-RJ diz ainda que em 2016, foi “constatado ainda um aumento dos gastos com pessoal enquanto a Receita Corrente Líquida (RCL) apresentou uma redução, situação que indica, caso mantida a tendência atual, risco de descumprimento do limite máximo estabelecido pela citada lei federal”.

Iguaba Grande – O conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia ao relatar as contas do município, apresentou 16 ressalvas e determinações e duas recomendações, e uma preocupação grande com a educação pública municipal.

Além de questões contábeis, o conselheiro determina a adoção de providências para estruturar o sistema de tributação do município e recomenda que “o município atente para a necessidade de estabelecer procedimentos de planejamento, acompanhamento e controle de desempenho da educação na rede pública de ensino, aprimorando a referida política pública, para que sejam alcançadas as metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Com a votação favorável aos relatórios dos conselheiros substitutos do TCE-RJ, os 3 pareceres agora serão encaminhados para as respectivas câmaras municipais para que recebam a decisão final, que depende da aprovação pelos vereadores.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras