Menu

Cidades

Prefeito de Cabo Frio tenta recorrer decisão de anexar Maria Joaquina a Búzios

3492d046-65f3-4591-9d49-2c80e83c9166

Mais um episódio se inicia na batalha por Maria Joaquina. Mesmo sendo oficialmente anexada a Armação dos Búzios por determinação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em fevereiro deste ano.  A decisão da Casa também já foi publicada em Diário Oficial. Porém, mesmo assim, o prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes tenta recorrer da decisão e entrou com um recurso pedindo a revisão da deliberação.

A zona amarela do mapa mostra a faixa territorial que sai de Cabo Frio e passa pra Búzios

Na argumentação, a Procuradoria Geral do município de Cabo Frio de argumenta que “a anexação do bairro Maria Joaquina do município de Armação dos Búzios representaria, de forma imediata, uma diminuição da arrecadação de impostos. Mas não é só, trata-se de importante localidade que se situa defronte à plataforma continental, o que enseja o recebimento de valores a títulos de royalties decorrentes da exploração petróleo nas Bacias de Campos e Macaé. Daí também sua importância e a necessidade de deferimento da medida liminar pleiteada”.

 

O documento relata ainda que caso a anexação de Maria Joaquina se concretize “haveria toda uma confusão econômica e financeira” em Cabo Frio.

A Maria Joaquina faz parte da grande região da Rasa, e ficou separada do município de Búzios após a emancipação, em que a linha imaginária que divide os municípios não respeitou limites naturais, por interesses econômicos ligados aos royalties do petróleo.

O que causou diversos problemas sociais aos moradores daquela localidade que sempre se sentiram desassistidos do município de Cabo Frio e pertencentes, mesmo que não oficialmente, a Búzios.

Mesmo com a vitória na Alerj parece que mais uma etapa se inicia para que os moradores de Maria Joaquina possam, oficialmente, se declarar, buzianos.

 

 

https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/02/27/maria-joaquina-e-buzios/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abre inscrições para curso de Libras gratuito

Mães buzianas ganham dia de beleza nesta quarta (15) na Rasa

Búzios promove campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Um talento para se levar ao mar e no coração