Menu

Cidades

Merendeiras entram em greve em Búzios

Foto: Muchacho
Foto: Muchacho

A semana se inicia e mais uma complicação com servidores municipais acontece em Búzios. Desta vez, é a paralisação das merendeiras concursadas do município. Uma reunião com a classe aconteceu nesta segunda-feira (19), pela manhã em frente a Prefeitura. Além do prédio da Prefeitura, as manifestantes chamaram atenção fechando a Estrada da Usina.

Fotos: Muchacho Bicho Doido

Na reunião, um dos líderes ficou incomodado com alguns pontos e soltou que “ficou muito claro que a inteligência das merendeiras foi subestimada e as justificativas do governo para que elas prestem serviço para a empresa terceirizada não convenceram a maioria. Como acreditar que o que a empresa economizará, usando a mão de obra das merendeiras efetivas, retornará aos cofres públicos? Uma vez feita a licitação, não é possível alterar o que foi licitado. Foi dito que o município cogitou a criação do cargo inspetor de alunos 2, mas desistiu porque as merendeiras não tem nível de escolaridade suficiente para mudar de função (segundo o governo)”, denuncia.

 

 

A empresa que ganhou a licitação já está atuando nas escolas, apesar das merendeiras só terem tomado ciência disso nesta segunda-feira (19). Vale lembrar que Armação dos Búzios terceirizou a merenda escolar recentemente e o valor licitado se aproxima de R$ 6 milhões, esse valor inclui a contratação de mão de obra, a manutenção das cozinhas, o fornecimento de gêneros alimentícios, equipamentos e maquinário.

“Fizemos o concurso sabendo perfeitamente sobre as nossas funções, foi uma escolha, sim. Desempenhamos a nossa profissão todos esses anos com muito carinho, muita qualidade e responsabilidade doando ao município o nosso profissionalismo e muitas das vezes a nossa saúde”, disse, em trecho de nota, o movimento das merendeiras.

A função continua é importante, sem merenda não tem aula, segundo as merendeiras. São responsáveis e se envolvem afetivamente com as crianças, trabalham com amor porque por dinheiro não valeria a pena, como elas mesmo dizem. “Fazemos todo o sacrifício, fazemos mágica. Trabalhando por muitas vezes sem condições nenhuma de saúde e de estrutura para que não falte o alimento para crianças que, na maioria das vezes, só tem no dia inteiro o que é servido na escola” alerta.

O Prensa entrou em contato com a Prefeitura Municipal, através da Comunicação e a até o momento não obteve resposta.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia