Menu

Cidades

OMPETRO divulga nota oficial sobre projeto que pode afetar duramente a indústria do petróleo no estado

petroleo plataforma

A tramitação na ALERJ sobre o Novo Repetro um projeto de Lei Estadual,  que visa restringir o benefício fiscal para as indústrias do setor de petróleo, apenas à fase de exploração, causou  preocupação entre várias entidades ligadas ao setor, inclusive as sindicais. A Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) através de seu presidente o prefeito de Campos Rafael Diniz emitiu Nota Oficial sobre o assunto.

NOTA OFICIAL

“Os Municípios Produtores de Petróleo e Gás da Bacia de Campos vem a público emitir nota oficial acerca da internalização do REPETRO e das iniciativas legislativas acerca do tema, em especial Projeto de Lei n. 3.660/2017 – ALERJ.

O REPETRO é um regime aduaneiro especial que beneficia a indústria de petróleo e gás, e que recentemente teve sua vigência estendida até 2040.

Em que pese a concordância ou não com a referida prorrogação, ela já ocorreu, permitindo que os Estados promovam suas respectivas adesões, como o Estado de São Paulo que já o fez.

Considerando tal situação, a não adesão seria uma flagrante desvantagem para o Estado do Rio face aos demais que já aderiram. O Governador do Estado do Rio de Janeiro promoveu, por Decreto, a referida adesão.

Ocorre, porém, que o Projeto de Lei de n. 3.660/2018 pretende revogar a adesão feita por Decreto do Governador do Estado, para promover adesão ao REPETRO de maneira parcial, considerando apenas as atividades de exploração petrolífera, deixando de alcançar a fase de desenvolvimento.

Em que pese a discussão sobre a adesão ter sido por Decreto quando deveria ter sido por Lei, o ponto em questão é a adesão com modificações, o que teria um potencial inimaginável de prejudicar a indústria de petróleo e gás em nosso Estado. O maior investimento está exatamente na fase de desenvolvimento da produção de petróleo, e uma vez não havendo a adesão completa ao REPETRO, isso levaria o Estado do Rio a uma flagrante desvantagem para outros Estados da Federação, especialmente os vizinhos São Paulo e Espírito Santo, que além de já terem aderido ao regime diferenciado em questão, mostram grande poder de mobilização e organização administrativa.

Não nos compete adentrar às competências da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, entretanto, nos cabe conclamar os Deputados Estaduais para que reflitam mais profundamente sobre o tema, analisando números e dados concretos que mostram os valores que podem ser gerados para o Estado e municípios do Rio com a adesão integral do REPETRO, e o quanto que a perda de competitividade com outros Estados poderá trazer de prejuízos para todos nós.

Sabemos das inúmeras dificuldades financeiras que atravessa o Estado do Rio, pois os Municípios aqui representados sofrem dia após dia com a crise do setor, e nos colocamos na trincheira de batalha para buscar saídas para a tempestade que vivemos, todavia, não podemos fazer isso pondo em risco a manutenção e ampliação da indústria de petróleo e gás em nosso Estado.

Campos dos Goytacazes, 12 de março de 2018.

Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás da Bacia de Campos”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios