Menu

Cidades

Pesquisa sócio cultural com alunos do Paulo Freire, em Búzios, revela surpresas

Paulo Freire Búzios

 

A pesquisa sociocultural realizada com cerca de 520 alunos do colégio Municipal Paulo Freire teve dados surpreendentes. O colégio Paulo Freire, tal como o Miguel Couto em Cabo Frio, pode ser considerado um micro cosmos de Búzios. Os alunos se distribuem por todos os bairros da cidade e são de diferentes classes sociais.

Paulo Freire naturalidade dos alunos 1A pesquisa mostrou que a maioria dos alunos não nasceu na cidade ou em Cabo Frio, cidade próxima. Dos alunos do Paulo Freire, apenas 39 % nasceram em uma das duas cidades.

paulo freire naturalidade dos pais 2Os pais desses alunos entrevistados também são, em sua grande maioria, oriundos de outras cidades e regiões. Apenas 15 % deles nasceram em Búzios ou em Cabo Frio. Um número muito significativo veio da região Nordeste: 12 %. O percentual é maior que o percentual de pais que vieram de Minas (8 %). Da cidade do Rio de Janeiro vieram 27 % dos pais

Paulo Freire genero musical 3
Os alunos do Paulo Freire confirmam o crescimento das igrejas evangélicas entre os jovens da região. Mas o percentual de alunos sem religião é significativo. Dos alunos do Paulo Freire, 49 % são evangélicos, 30 % não tem religião (Ateus, Agnósticos, Deístas, Sem Religião) e apenas 19 % são católicos. Os percentuais são similares aos do Colégio Miguel (Cabo Frio)Couto captados em pesquisa feita por mim em 2014.

Paulo Freire Cotas 4Dos alunos do Paulo Freire, 57 % são a favor do Sistema de Cotas e 43 % são contrários.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Freire genero musical 5Quem pensa que alunos gostam mais de funk e pagode quebrou a cara mais uma vez. Apenas 3 % gostam de pagode e 7 % gostam de funk. O Hip Hop/Rap foi citado como o estilo preferido dos jovens buzianos, com 18 %. O Gospel vem a seguir, com 13 %. Rock e eclético chegaram em terceiro, com 11 %, enquanto 8 % preferem eletrônica.

Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral