Menu

Cidades

Crise e apocalipse para a Região dos Lagos – Artigo especial

regiaolagos

 

 

Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural
Chicão é Mestre e Doutor em História social pela UFRJ. professor concursado do estado e da prefeitura de Búzios, além de produtor cultural

Os números da crise na nossa região são assustadores. O Caged mostrou que Cabo Frio perdeu 797 empregos formais em 2017. Araruama perdeu 691. Búzios perdeu 274 e São Pedro 107.

 

A crise não parece estar melhorando. Somente em maio, Búzios perdeu 119 postos de trabalho. São Pedro perdeu 25, Araruama, 24, e Cabo Frio, 107. Macaé e redondezas perderam mais 489 postos de trabalho. Números positivos ocorreram apenas em Saquarema, com 18, e Arraial, com 5.

 

De 2016 para 2017, faliram 98 empresas em Cabo Frio. Já em São Pedro da Aldeia, no mesmo período 51 empresas fecharam as portas. Em Arraial, foram 27.

 

São números oficiais. Mas os reais são ainda piores, pois muitas empresas fecharam e não oficializaram o fechamento. E muitos empregos que acabaram não estavam formalizados.

 

Não há um único país do mundo que tenha crescimento baseado na iniciativa privada. O que faz um país crescer hoje é INVESTIMENTO PÚBLICO, Coisa que essa ralé neoliberal que está no poder abomina.

 

Sabe por que o crescimento só vem do investimento público ? Se vc tivesse 10 milhões de reservas financeiras você investiria numa empresa, arriscando tudo, ou deixaria no banco rendendo, o que daria algo em torno de 50 mil reais por mês de rendimento ? O rentismo é muito mais seguro que empreender. E isso é no mundo todo.

 

Os reflexos de um país com mais de 14 milhões de desempregados e empobrecimento crescente já estão se refletindo no aumento da violência urbana. E os nossos dirigentes atuais, que tomaram o poder na marra e não possuem popularidade, ainda querem fazer reformas que prejudiquem ainda mais os desvalidos  O apocalipse chegou e muitos não perceberam ainda.

 

 

Leia mais artigos do professor Chicão 

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul