Menu

Cidades

Búzios promove ações de combate à violência contra a mulher

A iniciativa busca disseminar informações importantes, como os contatos para denúncias e acolhimento das vítimas.
Ação “Verão Seguro” como parte da campanha “Búzios Por Elas”, que busca abordar sobre a violência contra as mulheres. Foto: Divulgação Prefeitura
Ação “Verão Seguro” como parte da campanha “Búzios Por Elas”, que busca abordar sobre a violência contra as mulheres. Foto: Divulgação Prefeitura

A Secretaria da Mulher de Búzios está intensificando a luta contra a violência de gênero por meio da campanha “Búzios Por Elas”, com a ação “Verão Seguro”. Desde 5 de janeiro, equipes da secretaria têm percorrido as ruas da cidade, estabelecimentos comerciais e praias, abordando moradores, turistas e comerciantes para sensibilizar sobre as diversas formas de violência contra as mulheres.

A iniciativa busca disseminar informações importantes, como os contatos para denúncias e acolhimento das vítimas. As equipes têm abordado estabelecimentos comerciais, garantindo o cumprimento da Lei Municipal Nº 1.577/2020, que exige afixação de avisos com o Disque 180 e disponibilização de adesivos e cartazes com informações sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

A equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) oferece capacitação aos colaboradores dos estabelecimentos comerciais para a elaboração conjunta de protocolos de apoio e segurança às mulheres vítimas de violência. Para agendar a capacitação, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 99608-2791.

Gabriela Quintela, turista do Rio de Janeiro, expressou sua satisfação ao perceber a atuação do poder público em Búzios para ampliar a segurança das mulheres durante o Verão Seguro. Destacou a abordagem positiva da equipe e a presença de banners informativos na Praia de Geribá, que a fizeram sentir-se segura e acolhida, conhecendo os canais disponíveis na cidade para mulheres que precisam de apoio.

Combate à violência continua durante o carnaval

Em Búzios, o enfrentamento à violência contra a mulher será uma pauta constante, com o Bloco “Não é Não” voltando às ruas durante o carnaval. A primeira saída está programada para o dia 2 de fevereiro, com o intuito de mobilizar o ano inteiro pelo fim da violência de gênero.

Diversos órgãos e instituições de segurança pública têm atuado em Búzios após uma série de ocorrências de feminicídio na cidade. A Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, intensificou operações em resposta ao crescente índice de violência contra mulheres na região.

No último mês de dezembro, dois casos de feminicídios ocorreram em Búzios, evidenciando a necessidade de ações contínuas. O telefone institucional da Patrulha Maria da Penha (22) 99234-0073 também foi disponibilizado para denúncias.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia