Menu

Cidades

Programa “Búzios Por Elas” é Lançado para Apoiar Mulheres em Situação de Violência Doméstica

O auxílio financeiro é concedido por três meses, sendo passível de prorrogação por um período igual, mediante parecer técnico da equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Búzios
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Búzios

As mulheres de Búzios passam a contar com o Programa “Búzios Por Elas”, uma iniciativa destinada a oferecer apoio financeiro a mulheres em situação de violência doméstica na cidade. A ação, respaldada pela Lei Municipal 1.879/2023 e detalhada no Decreto 2.345, visa proporcionar suporte temporário para que as mulheres possam romper o ciclo de violência.

O auxílio financeiro é concedido por três meses, sendo passível de prorrogação por um período igual, mediante parecer técnico da equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

O programa oferece um cartão no valor de R$ 400 para uso exclusivo em estabelecimentos credenciados, permitindo a aquisição de itens essenciais como gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza, gás e medicamentos. Fica expressamente proibida a compra de bebidas alcoólicas, produtos similares e insumos para tabaco.

Para ter acesso ao benefício, as interessadas devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter renda per capita mensal de até ½ (meio) salário mínimo e depender financeiramente do agressor;
  • Residir no município por um período mínimo de 6 (seis) meses;
  • Realizar Registro de Ocorrência perante a autoridade policial;
  • Estar em acompanhamento no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), com medidas protetivas monitoradas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal.

A inscrição no programa pode ser realizada no CEAM,localizado na rua Camila, nº 4, bairro Manguinhos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações e orientações, entre em contato pelo número 22 99608-2791. A Patrulha Maria da Penha também está disponível para acionamento pelos números 22 99103-9695 ou 180.

“Entendemos que a dependência financeira é um fator determinante que aprisiona muitas mulheres em situações de violência. Com o Programa ‘Búzios Por Elas’, buscamos oferecer não apenas apoio financeiro, mas também uma oportunidade de empoderamento dessas mulheres”, disse a secretária Municipal da Mulher, Daniele Guimarães.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios