Menu

Cidades

Visita Histórica: Príncipe de Oyo da Nigéria visita Quilombo da Rasa, em Búzios

Casa centenária de Dona Eva, matriarca quilombola, foi local do encontro cultural e emocionante com o Príncipe de Oyo
Príncipe Oyo da Nigéria visita Quilombo da Rasa, em Búzios

Uma visita ilustre marcou a sexta-feira (24) na comunidade quilombola da Rasa, em Búzios. A centenária Dona Eva, matriarca do quilombo e residente na casa sede da Associação de Quilombolas, recebeu com o Príncipe de Oyo da Nigéria. A visita teve como objetivo promover um intercâmbio cultural e estreitar laços entre as comunidades quilombolas e o nobre visitante.

O empresário e pré-candidato a prefeito de Búzios, Joãozinho Carrilho, também participou da recepção, proporcionando um encontro emocionante que ressaltou a riqueza da cultura afro-brasileira e nigeriana. O Príncipe de Oyo, conhecido por sua vestimenta luxuosa de tecidos de algodão produzidos pela comunidade, compartilhou um pouco da cultura.

A visita foi organizada por Valmir da Conceição, filho de Dona Eva, e contou com a participação de Sirlei de Souza, fundadora, coordenadora e associada da Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa (SOMUNIAR)

Dona Eva, que completará 113 anos no dia 23 de dezembro, é descendente direta de africanos que chegaram ao Brasil há cerca de 250 anos. A mãe, Antunina, e o pai, Leonel, desembarcaram em Navios provenientes de Angola. Dona Eva, até os cinco anos de idade, trabalhou escravizada nas fazendas Pirauna e Tauá, na Rasa, marcando assim na própria história como testemunha viva das raízes africanas na região.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Rede Mãe à Mãe participa de atividade dedicada à maternidade promovida pela Associação de Mulheres Negras e Afrodescendentes da Rasa

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia