Menu

Cidades

Fundadores do Cheval Blanc homenageados do Festival Gastronômico

  • Home
  • Búzios
  • Fundadores do Cheval Blanc homenageados do Festival Gastronômico
Recorte Paul e Pippa Blacpain

 

 

Pippa e Paul Blacpain já na pousada Fazendinha, que construíram após se desfazerem do Cheval Blanc
Pippa e Paul Blacpain já na pousada Fazendinha, que construíram após se desfazerem do Cheval Blanc

Paul e Pippa Blacpain serão homenageados pelo produtor Gil Castelo Branco na 16ª Edição do Festival Gastronômico de Búzios. Paul e Pippa foram os proprietários do lendário restaurante Cheval Blanc, que ficava na Rua das Pedras, e marcou a história do balneário ficando na memória de moradores e visitantes como o início da tradição gastronômica da cidade.

Paul, suíço de Freiburg, da tradicional família dos relógios Blacpain e da cerveja Cardinal, colecionou carros antigos de corrida e chegou em sexto lugar como piloto de formula 1 nos 500 Km de Interlagos (1972). Philippa (Pippa), inglesa de Bristol, filha única do presidente da Rolls-Royce na América Latina, estudou quando criança no colégio Chapeuzinho Vermelho, de Ipanema, no Rio, e em colégio internos da Inglaterra. Nos anos 80, em Búzios, se cruzaram num açougue, ela comprando osso para seus cães, ele filé mignon para os fregueses do Cheval. Ali começa a história…

Au Cheval Blanc - foto de alberto albernaz bon
Au Cheval Blanc – foto de alberto albernaz bon

Um dia, após alguns reencontros, Paul e Pippa se casaram e tiveram três filhos (hoje são também avós), e por duas décadas pilotaram com  talento o saudoso restaurante da Rua das Pedras, que nem era ainda tão famosa. No primeiro exemplar do não menos saudoso jornal O Perú Molhado um anúncio do Cheval Blanc precisava vir com uma pequena nota ao lado explicando como chegar ao local. “O centro era o bairro dos Ossos.”, contou Pippa.

Pelo Cheval passou, além dos veranistas ilustres da cidade, artistas de renome – tanto nacionais quanto internacionais, passaram  grande nomes da cultura e dos negócios tanto do Rio quanto de São Paulo, até o príncipe da Noruega esteve por duas vezes no estabelecimento.  Pippa conta que o segredo era atender a todos como se estivessem sendo recebidos como convidados. “A diferença era que se pagava uma conta ao final”, Paul lembra com bom humor.

E o mais importante? A Comida. Nas lembranças dos que estiveram por lá, e nos registros históricos só se encontram elogios. Naqueles anos o jornalista e crítico gastronômico Roberto Marinho de Azevedo, o Apicius, visitava restaurantes sem revelar sua identidade, e escrevia com propriedade e uma pena impiedosa. Era temido.

Mas sobre o Cheval Blanc escreveu assim, em 1980, no Jornal do Brasil: “Já o peixe au Cheval Blanc que Mile D. encomendou era de uma honestidade perfeita. Vinha com um molho de manteiga e um arroz e uma batata, que cada um merecia prêmio. E prêmio Grande. Pois era um peixe feito para ser comido com a língua, revirando-se ela com volúpias.”

Além do peixe e dos frutos do mar em geral, são muito lembrados os filés e outros pratos de carne que eram servidos por Paul e Pippa. Então, vindo desde 1979, durante bons anos reunindo fregueses e amigos em torno da boa mesa, das boas conversas e da boa música (em uma Búzios ainda sem boates Pippa cantava canções folk para os clientes) chegou o ano de 1993, Paul completou 50 anos. O casal sentiu que tinham completado uma espécie de missão, era a hora de passar adiante o restaurante e ir começar uma nova história. Após um ano sabático com os filhos na Europa retornaram para Búzios e montaram a não menos famosa pousada Fazendinha, mas essa história fica pra uma próxima vez.

 

Restaurante de filho e nora de Paul e Pippa está no Festival deste ano

A Moranguinha Au Cheval é o prato do Capim Limão na 16ª Edição do Festival gastronômico de Búzios
A Moranguinha Au Cheval é o prato do Capim Limão na 16ª Edição do Festival gastronômico de Búzios

Na edição deste ano, bem na parte da Rua das Pedras onde ficava o Cheval Blanc, Philippe e Patrícia( filho e nora dos fundadores do Cheval) estarão com a tenda do Capim Limão, o restaurante  que o Casal mantém em Manguinhos, na  Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400, loja 12( ao lado da Câmara de Vereadores).

É claro que Paul e Pippa são constantemente vistos  no Capim Limão, onde há um sistema bem legal de trabalho: você monta seu prato ideal, saudável e rico em vitaminas composto de 1 grelhado + 2 acompanhamentos + 1 molho. Tem conquistado o público a  comida de qualidade com preço justo em um ambiente aconchegante e atendimento personalizado.  Também faz sucesso os pratos para duas pessoas como as picanhas na chapa e o churrasco misto. Tem as sugestões do dia e para o lanche deliciosos sanduiches, quiche com salada além dos doces e o café expresso.  Também tem petiscos, cerveja gelada, drinks e taça de vinho. Bem, é um restaurante completo.

Para o Festival O Capim Limão preparou um prato todo especial: a Moranguinha Au Cheval: mini moranga recheada com carne seca cremosa, acompanhada de arroz de coco com castanha de caju e crispy de queijo coalho.

 

Depoimento de Gil Castelo Branco

gil_castelo_branco_-_divulga“Há muito tempo que eu queria homenagear o casal Paul e Pippa Blacpain e o saudoso Cheval Blanc. O Festival Gastronômico de Búzios chega a sua 16ª edição e senti que essa era a hora, homenagear esse casal que faz parte da história da cidade e que fez a história gastronômica de Búzios. Vamos entregar a eles o certificado de excelência do Festival, que damos aos restaurantes escolhidos pelos chefs convidados. É um reconhecimento do Festival pela contribuição que deram a cidade na construção desse maravilhoso atrativo turístico que é a gastronomia.” 

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/17/festival-gastronomico-de-buzios-premia-restaurantes-com-selo-de-qualidade/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou