Menu

Cidades

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Búzios

Animal foi recolhido e passará por necropsia para identificar as causas da morte nesta sexta-feira (15)
baleia jubarte morta

Nesta quinta-feira (14), uma carcaça de um filhote d baleia jubarte foi encontrado encalhada nas areias da Praia do Canto, em Búzios. O animal estava com evidentes furos de arpão, o que chamou a atenção dos banhistas que circulavam pelo local.

A Prefeitura de Búzios divulgou uma nota oficial informando que a Secretaria de Meio Ambiente agiu prontamente para isolar a área e iniciar uma investigação sobre as circunstâncias desse incidente.

As marcas de arpão encontradas na parte inferior do animal levantam preocupações sobre a possibilidade de a baleia ter sido ferida por uma embarcação. No entanto, as autoridades são cautelosas em afirmar que se trata de caça, uma vez que filhotes de jubarte geralmente são acompanhados pelas mães, tornando a caça menos provável.

Para determinar as causas da morte do animal, uma equipe de biólogos do Instituto BW, em colaboração com o especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Professor Salvatory, irá realizar uma necropsia detalhada na carcaça do filhote. O procedimento está agendado para esta sexta-feira (15), às 6h.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #18

Cientista Janis Roze homenageado em descoberta de nova espécie de cobra coral