Menu

Cidades

Pinguins são resgatados em Maricá

Os animais foram encontrados pelos guarda-vidas de Ponta Negra e Itaipuaçu nessa segunda-feira (07)
pinguim em maricá

Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá resgataram dois pinguins nas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu nesta segunda-feira (07).

O primeiro caso aconteceu na altura da Rua 148 em Ponta Negra. Moradores acionaram a Defesa Civil pelo Centro Operacional (COP) e contaram que um pinguim havia sido jogado do mar. Dois profissionais seguiram para o local e encontraram o pinguim aparentemente bem debilitado.

O segundo caso foi na altura da Rua 60 em Itaipuaçu. O pinguim com características de um espécime adulto, estava aparentemente em boas condições, apesar de bem cansado.

Em ambos os casos, os animais foram levados para os postos de guarda-vidas mais próximos. Os profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos foram acionados.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS) tem como objetivo avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo realizadas na Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos. Durante o monitoramento, todos os animais encontrados vivos pelas equipes de campo são avaliados e, caso precisem de atendimento veterinário, encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário entre Araruama (RJ) e Laguna (SC).

Após o tratamento, os animais são novamente avaliados e, caso estejam aptos, devolvidos a seu habitat natural. Todos recebem uma identificação, pois assim será possível realizar um acompanhamento, caso reapareçam em outra região. No caso de animais encontrados mortos é realizada a necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas, tais como pesca, embarcações e óleo.

Se o banhista encontrar algum animal mamífero encalhado, na ausência do guarda-vidas, pode acionar os profissionais que atuam no programa e monitoramento de praias pelo número: 0800 999 5151.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul