Menu

Cidades

Saquarema Surf Festival 2023: Laura Raupp bate recorde histórico

Laura Raupp- Foto-Smorigo
Laura Raupp- Foto-Smorigo

A surfista fez o maior somatório feminino dos três anos do evento, 16,67 pontos, somando notas 8,50 e 8,17

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves apresentado pela Prefeitura de Saquarema iniciou a etapa feminina do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), nesta terça-feira (25), e Laura Raupp bateu um recorde histórico nas boas ondas da Praia de Itaúna. Ela fez o maior somatório feminino dos três anos do evento, 16,67 pontos, somando notas 8,50 e 8,17.

“Estou super feliz com a minha performance nessa bateria”, disse Laura Raupp, que no ano passado venceu a categoria Junior Sub-20 do Saquarema Surf Festival e vem de um bicampeonato no QS 1000 do Peru, duas semanas atrás em Punta Rocas.

A catarinense superou as marcas da paulista Sophia Medina, campeã de 2021, e ultrapassou até os recordes masculinos deste ano na Capital Nacional do Surf. Além da primeira fase feminina, foram disputadas mais 12 baterias do QS 5000 masculino, que prossegue nesta quarta-feira (26), a partir das 8h ao vivo pelo site da WSL e TikTok da WSL Brasil.

Neste ano, Sophia Medina classificou para a segunda fase do QS 5000 Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves, ultrapassando a peruana Arena Rodriguez Vargas, que liderava o ranking regional da temporada 2023/2024 da WSL South America. Arena não veio competir no Brasil, mas outra peruana, Kalea Gervasi, que estava na frente da Sophia Medina no ranking, acabou tirando a primeira posição da brasileira por ter passado em segundo lugar na penúltima bateria, vencida pela surfista de Arraial do Cabo, Karol Ribeiro.

Dia de recordes – A terça-feira (25) foi realmente um dia de recordes na Praia de Itaúna. Já começou com o aniversariante Weslley Dantas, batendo todas as marcas da segunda-feira (24)na primeira bateria. O surfista de Ubatuba entrou atrasado no mar, mas achou boas direitas para liderar tranquilo, com notas 5,33 e 7,17. Weslley ainda pegou uma esquerda e saiu jogando água pra cima com suas manobras executadas com muita força. Com essa onda, ele aumentou os recordes da terceira edição do Saquarema Surf Festival, para 8,33 o de nota e o de pontos para 15,50.

“Eu cheguei um pouquinho atrasado na bateria, mas consegui pegar duas ondas boas, que foi como um presente de aniversário de Deus pra mim”, disse Weslley Dantas, que completou 25 anos de idade na terça-feira. “Eu quero agradecer tudo o que vem acontecendo na minha vida e me sinto na melhor fase do meu surfe, da minha carreira. Estou entrando na água sem pressão alguma, só querendo soltar o surfe e competir. Eu consegui achar aquela esquerda boa do 8,33 e ainda quis dar um aéreo no final, acabei caindo, mas estou feliz e espero seguir assim até o fim do campeonato.”

Vitória em Saquarema – Nas baterias seguintes, competiram dois surfistas que venceram as últimas etapas do Qualifying Series realizadas na Praia de Itaúna, antes da estreia do Saquarema Surf Festival em 2021. O irmão do novo recordista, Weslley Dantas, o Wiggolly campeão em 2014, foi eliminado por Uriel Sposaro e Diego Brigido. Já o também paulista Alex Ribeiro, que festejou vitória em Saquarema em 2015, começou bem a sua bateria com nota 7,50 e derrotou os também paulistas Flavio Nakagima, Kailani Rennó e o argentino Facundo Rondi, por 13,50 pontos.

Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves – É a primeira etapa com status QS 5000 de pontuação máxima da temporada 2023/2024 da WSL South America. Já aconteceram três de 1.000 pontos no Equador, Argentina, Equador, então esse QS 5000 do Brasil certamente vai modificar bastante os rankings que classificarão sete homens e três mulheres para o Challenger Series, o circuito de acesso para a elite mundial da World Surf League. O evento esse ano também abre o Circuito Banco do Brasil de Surfe, que terá mais quatro etapas. A próxima é o QS 1000 na Praia do Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina, nos dias 4 a 7 de maio, na semana seguinte à da etapa de Saquarema.

Atrações extras – A terça-feira foi mais um dia com várias ativações dos patrocinadores e apoiadores do Saquarema Surf Festival 2023 acontecendo na enorme arena do evento, instalada nas areias da Praia de Itaúna. Muitos se divertiram na Prancha Elástica do estande do Banco do Brasil e aproveitaram outras atrações, como as quadras de vôlei de praia, beach tênis, futmesa, além de área Kids e aulas de Yoga e Fitdance. No segundo dia, também foram iniciadas as ações de educação e preservação ambiental, promovidas pela Blue Birds com alunos de escolas de Saquarema.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024