Menu

Cidades

Encontro Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização debate políticas públicas de inclusão em Macaé

Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Auditório do Passo Municipal, Macaé/RJ.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Auditório do Passo Municipal, Macaé/RJ.

Evento aconteceu nesta quinta-feira (5), no auditório do Paço Municipal

Uma recente pesquisa norte-americana considera que uma em cada 36 crianças está dentro do espectro autista. Os dados que mostram esses números já estão sendo utilizados por outros países, como o Brasil, e servem como premissa para reflexões e análises do que pode e deve ser feito para as pessoas com autismo enquanto políticas públicas de inclusão.

O assunto foi abordado em uma das mesas de discussão montadas nesta quarta-feira (5), no Encontro Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo – Desafios e Conquistas, primeiro encontro tão específico sobre o tema, promovido pela Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência em parceria com o Programa de Saúde Mental do município.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Auditório do Passo Municipal, Macaé/RJ.

O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal e reuniu profissionais de saúde, educação e sociedade civil organizada. Segundo Liana do Amaral, coordenadora do setor, o encontro veio da necessidade de estar próximos aos profissionais do município e sociedade que tratam do tema Autismo.

“Esse é o primeiro encontro com o tema e vamos realizar seminários e outras ações para tratar do assunto. O objetivo é conhecer a rede, os profissionais da rede e também ouvir a sociedade civil. A ideia é mostrar o que a Rede Municipal já faz para esse público, identificar necessidades, construir outras ações necessárias e buscar melhorias”, explica.

O Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Cruz, esteve presente e falou sobre a importância da organização para um trabalho eficaz. “Debate se faz com respeito, ações e realizações”, afirmou.

A Secretária Adjunta de Atenção Básica, Nathália Antunes, ressalta que a pasta tem sido sensível  em elaborar estratégias para a diminuição de filas de espera nos serviços de saúde mental do município. “Estamos em estudo para ver como fazer com os exames e filas para desafogar o sistema”, observa.

Gerente em Saúde Mental do município, Lorraine Pereira, também participou da programação, apresentando os pontos de atendimento para as pessoas com necessidades especiais do município.

A programação contou com as seguintes mesas de debates:

Mesa 1 – Importância da Investigação e Acompanhamento – Caso clínico

Neurologista Ana Lúcia Dias Guimarães

Mesa 2 – O Cuidado da Pessoa com TEA na rede de Saúde

Marisa Santos – psicóloga do Núcleo de Saúde Mental

Vanice Jesus da Silva – fonoaudióloga do Núcleo de Saúde mental

Verônica Santiago Piedade Ramos – Terapeuta Ocupacional coordenadora do CAPS Betinho

Yasmim Garcia Morínigo – psicóloga no CAPSI – Oficina da Vida

Viviane Mansur Coelho – Psiquiatra – CAPSI

Mesa 3 –  A Associação Motivados Pelo Autismo

Lucia Anglada, engenheira civil, mãe de autista

Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Auditório do Passo Municipal, Macaé/RJ.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é 2 de abril. Os eventos alusivos à data visam reduzir a discriminação e o preconceito com relação às pessoas com TEA. Além de sintomas e tratamento, é importante o debate entre profissionais e a comunidade sobre o que diz a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos esforços da Organização Mundial de Saúde (OMS), de chamar a atenção para o autismo que afeta a maneira como as pessoas se comunicam e interagem. No Brasil, a data foi instituída em 2018.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios