Menu

Cidades

Toxina botulínica pode prevenir envelhecimento do pescoço

Toxina botulínica pode prevenir envelhecimento do pescoço
Toxina botulínica pode prevenir envelhecimento do pescoço

Uma análise feita por pesquisadoras do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz concluiu que a aplicação de toxina botulínica é uma alternativa viável para a prevenção do envelhecimento cutâneo na área do pescoço. O estudo analisou 18 artigos que tratam de procedimentos para rejuvenescimento do pescoço para investigar os efeitos da aplicação da toxina botulínica no pescoço e sua interação com outros procedimentos estéticos.

Esta toxina, mais conhecida como “botox”, é uma proteína neurotóxica produzida por bactérias do gênero Clostridium. Ela atua como inibidora da liberação de acetilcolina durante a contração de determinado músculo, impedindo a formação de rugas e linhas de expressão.

Segundo o estudo, a aplicação de botox no músculo platisma, que cobre a parte anterior e lateral do pescoço, poderia impedir sua contração excessiva e melhorar o contorno mandibular e ângulo da mandíbula. É natural que,  com o envelhecimento, este músculo perca o tônus e forme a convexidade conhecida como “papada”.

Ana Carulina Moreno é médica dermatologista no Rio de Janeiro e explica que a aplicação de botox no pescoço “melhora o contorno facial, prevenindo a formação do ‘buldogue’ e da ‘papada’, além de ajudar a prevenir as rugas do pescoço”. Durante muito tempo, o único tratamento para o rejuvenescimento da área do pescoço era a cirurgia plástica, informa o estudo das pesquisadoras do Centro Oswaldo Cruz.

Diferentemente de uma cirurgia, a aplicação de botox é considerada um procedimento minimamente invasivo e exige menos cuidados por parte da paciente. “Orientamos quanto a cuidados simples, como evitar massagear os locais de aplicação logo após o procedimento e evitar exposição solar”, informa Moreno.

O estudo conclui que a aplicação de toxina botulínica no pescoço de forma preventiva é capaz de retardar o envelhecimento da região, diminuir a formação de rugas e a papada causados pela ação do músculo platisma. O estudo recomenda intervalos de 3 a 4 meses entre cada aplicação. 

“Todos os pacientes acima de 35 anos têm indicação para prevenir a perda do contorno facial e rugas do pescoço. Isso faz parte do gerenciamento do envelhecimento facial, como prevenção e tratamento”, finaliza a dermatologista.

Para saber mais, basta acessar https://www.carumoreno.com.br/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto