Menu

Cidades

Idade é sinal de alerta para fratura vertebral, diz estudo

Idade é sinal de alerta para fratura vertebral, diz estudo
Idade é sinal de alerta para fratura vertebral, diz estudo

A idade avançada é um dos principais sinais de alerta de fratura vertebral que podem ser observados na triagem de pacientes com queixas de dor lombar, segundo estudo divulgado pela Cochrane Library. O levantamento analisou dados apresentados em 14 estudos diferentes sobre sintomas e condições relacionados aos problemas na coluna vertebral.

O relatório da pesquisa apontou que pessoas com mais de 70 anos com algum quadro de lombalgia são mais suscetíveis a apresentarem fratura vertebral não especificada. O uso de corticosteroides, trauma (causado por queda), contusão ou abrasão (cortes e arranhões) também aparecem como sinais de alerta para este tipo de fratura.

O Censo Demográfico 2022 apontou que o número de brasileiros com 65 anos ou mais aumentou. Em 2010, os idosos representavam 7,4% da população brasileira e o índice de envelhecimento no país era de 30,7 (ou seja, a cada 100 crianças de zero a 14 anos, havia 30,7 pessoas com 65 anos ou mais), ao passo que, em 2022, o número chegou a 10,9% e o índice de envelhecimento foi de 55,2.

Para o neurocirurgião especialista em doenças da coluna, Felipe Figueira, é preciso redobrar a atenção em casos de quedas ou impactos em idosos para se investigar uma possível fratura vertebral e identificar sinais que indiquem a necessidade de acompanhamento médico.

“Se a dor for intensa ao tocar na coluna ou se a pessoa notar uma mudança na postura, como inclinação para frente, principalmente se acompanhada de dor súbita ou persistente nas costas, é importante procurar avaliação médica”, explica o especialista.

Tratamento de fraturas vertebrais em idosos

Figueira aponta que existem diversas abordagens de tratamento de fratura vertebral em idosos e que inicialmente, o tratamento é conservador. “Na maioria dos casos, repouso e analgésicos podem ser recomendados para aliviar a dor. Nesses pacientes, o uso de coletes ou suportes para a coluna ajuda a limitar a movimentação indevida da coluna e auxilia na recuperação”.

Segundo o neurocirurgião, a fisioterapia é frequentemente empregada para fortalecer os músculos ao redor da coluna e melhorar a mobilidade. Além disso, caso haja dificuldade no controle da dor, o médico pode optar por realizar infiltrações com um conjunto de medicações para este fim.

O especialista ressalta que algumas medidas podem reduzir significativamente o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas vertebrais em idosos. De acordo com dados do ELSI-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros), cerca de 40% da população com 80 anos ou mais no país sofrem quedas todos os anos. 

O uso de dispositivos auxiliares, como bengalas ou andadores, a atenção ao levantar-se da cama ou de uma cadeira e a prática regular de exercícios, conforme explica Figueira, são maneiras de prevenir acidentes, assim como o uso de calçados apropriados e garantir que os ambientes sejam bem iluminados e livres de obstáculos. 

“É importante avaliar efeitos de medicamentos, atualizar a prescrição de óculos e aparelhos auditivos e fazer revisões médicas regularmente com exames de visão, audição e equilíbrio para evitar quedas e fraturas na coluna vertebral”, aconselha o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://drfelipefigueira.com.br/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos