Menu

Cidades

Embalagens retornáveis podem eliminar 1 trilhão de garrafas e copos descartáveis

WASHINGTON, Nov. 14, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) —  Um novo relatório destaca a necessidade urgente das embalagens retornáveis de bebidas como solução para a crise global do plástico. Produzido pela Oceana, organização que trabalha pela proteção dos mares, o estudo mostra que um aumento de apenas 10 pontos percentuais de embalagens retornáveis de bebidas até 2030 poderia eliminar mais de 1 trilhão de garrafas e copos plásticos descartáveis e evitar que até 153 bilhões desses recipientes poluam oceanos e rios em todo o mundo. O volume desse 1 trilhão de garrafas e copos não produzidos, empilhados um em cima do outro, equivaleàdistância de ida e voltaàlua mais de 300 vezes.

Os líderes globais de bebidas, incluindo Coca-Cola e PepsiCo, possuem amplos sistemas de reuso já estabelecidos em todo o mundo e se comprometeram a aumentar em pelo menos 10 pontos percentuais o volume de bebidas vendidas em embalagens reutilizáveis até 2030. A Oceana ressaltou que essas empresas devem cumprir essas promessas e que todo o setor precisa se comprometer verdadeiramente com a reutilização, em detrimento da manutenção dos itens de uso único, para que possamos enfrentar a crise da poluição plástica que afeta os oceanos.

A embalagem retornável é uma solução circular comprovada que pode reduzir de forma significativa e rápida a quantidade de garrafas e copos plásticos produzidos que chegam aos oceanos. Outras ideias também promovidas pelas empresas de bebidas – como a adição de material reciclado às novas garrafas de plástico – não podem ser encaradas como solução principal, sem que se pense em reuso.

“Apesar de todos os nossos esforços, enormes quantidades de plásticos continuam a inundar nossos oceanos, alerta Matt Littlejohn, vice-presidente sênior de Iniciativas Estratégicas da Oceana. “Estimamos que uma pilha de embalagens plásticas de uso único utilizadas pelo setor de bebidas, somente em 2022, poderia ir até o sol e voltar. Adicionar material reciclado a garrafas e copos não irá abalar esta torre de plástico descartável. A maneira de realmente fazer a diferença é substituir o plástico de uso único por embalagens reutilizáveis. Precisamos que empresas e governos parem de apostar apenas em reciclagem e priorizem a expansão e o restabelecimento de sistemas de embalagens reutilizáveis. Com esta verdadeira solução circular, podemos reduzir drasticamente a quantidade de resíduos plásticos que acabam nos nossos oceanos, nos estômagos de baleias e tartarugas, e nas nossas praias.”

O relatório revela a presença significativa de sistemas de embalagens reutilizáveis em grande escala em todo o mundo – inclusive nas Filipinas, onde 40% do volume de todas as bebidas não alcoólicas embaladas vendidas estão em garrafas reutilizáveis. Além disso, o relatório destaca vários sistemas promissores de copos reutilizáveis em larga escala atualmente disponíveis nos Estados Unidos e na Europa. Eles já foram adotados por grandes empresas e organizações como a Live Nation, que recentemente anunciou que está mudando para o sistema de copos reutilizáveis em muitos dos seus festivais e locais para reduzir seu impacto ambiental. A fornecedora francesa Re-uz será a parceira de delivery dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024, confirmando seu compromisso de reduzir pela metade a pegada de plástico de uso único dos Jogos de Paris em comparação com os Jogos de Londres de 2012.

“As empresas têm a responsabilidade de aumentar o uso de embalagens retornáveis em substituição às embalagens descartáveis”, acrescentou Dana Miller, diretora de Iniciativas Estratégicas da Oceana. “Nossos oceanos não podem mais esperar. Precisamos de soluções reais e comprovadas, como a reutilização, que podem reduzir o plástico de uso único e a poluição plástica marinha em grande escala agora mesmo”.

Contatos: Gillian Spolarich (gspolarich@oceana.org)
Anna Baxter (abaxter@oceana.org)

Link aso Ativos de Mídia 


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 8979459)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto

‘Queda Livre’, livro sobre a história de Glaidson e Mirelis – faraós dos Bitcoins, vai ser lançado em Cabo Frio

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul