Menu

Cidades

Ativos naturais podem tratar e prevenir infecções urinárias

Ativos naturais podem tratar e prevenir infecções urinárias
Ativos naturais podem tratar e prevenir infecções urinárias

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), as infecções do trato urinário (ITUs) são infecções que afetam qualquer parte do sistema urinário, como a uretra, ureteres, bexiga e rins. Alguns dos sintomas mais comuns são: necessidade de urinar, ardor ao urinar, dor na parte inferior das costas, febre, presença de sangue na urina, entre outros. Apesar de existirem várias bactérias causadoras de ITUs, a Escherichia coli é a mais comum. Esta bactéria é encontrada naturalmente no intestino e contribui para a saúde intestinal, porém, ela é uma grande inimiga do trato urinário.

Essas infecções atingem mais as mulheres do que os homens pois, anatomicamente, a uretra feminina é mais curta e mais próxima ao ânus. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), as ITUs afetam aproximadamente 50% das mulheres com idades entre 20 e 40 anos, sendo que cerca de 30% delas apresentarão episódios recorrentes dessas infecções. Durante a gravidez e a menopausa, elas estão ainda mais vulneráveis devido às alterações hormonais.

O tratamento convencional para essas infecções geralmente envolve o uso de antibióticos como primeira opção. No entanto, o uso excessivo desse tipo de medicamento pode levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, de acordo com a matéria publicada no jornal da USP, além de prejudicar a microbiota intestinal, o sistema imunológico, a absorção de nutrientes e aumentar o risco de infecções. Além disso, o uso excessivo de antibióticos também pode estar associado a episódios de candidíase. Segundo o relatório do Sistema de Vigilância e Uso da Resistência Antimicrobiana Global da OMS (Organização Mundial da Saúde), 22 nações apresentaram casos de resistência antimicrobiana em 2018, e, dois anos depois, esse número triplicou. 

Por isso, segundo a pesquisadora e biotecnologista especialista em bioquímica, Ana Luíza Borges, nos últimos anos houve um crescente interesse no uso de substâncias naturais como uma abordagem alternativa ou complementar ao tratamento de infecções urinárias. O extrato de cranberry tem sido muito utilizado para combater e prevenir as ITUs, principalmente nos casos em que os episódios de infecções são recorrentes. A especialista destaca ainda que vários estudos têm mostrado que o cranberry possui propriedades antiadesivas, ou seja, ele impede a adesão de bactérias patogênicas no uroepitélio, evitando sua colonização e o processo de infecção. Isso ocorre principalmente devido à presença de moléculas chamadas proantocianidinas do tipo A (PACs-A).

Investigações científicas conduzidas por Ranfaing e colaboradores publicado na revista Scientific Reports em 2018 mostraram que o extrato de própolis, potencializou os efeitos do extrato de cranberry contra bactérias. Outro composto que tem se destacado devido às suas propriedades de prevenir as infecções urinárias é a d-manose, encontrada naturalmente em algumas frutas. Assim como o cranberry, a d-manose também inibe a adesão dessas bactérias no trato urinário.

Dessa forma, a suplementação com esses ativos naturais pode auxiliar no tratamento e até mesmo prevenir essas infecções, se tornando aliada de várias mulheres que lutam diariamente contra as ITUs recorrentes. Além disso, hábitos saudáveis e práticas de higiene íntima são fundamentais. O ministério da Saúde também recomenda a ingestão de água regularmente, não segurar a urina por longos períodos, urinar após relações sexuais e evitar substâncias que podem irritar o trato urinário, como cafeína, tabaco e álcool. 

Julia Vale, diretora executiva da Dita Cuja, uma marca especializada em produtos para saúde e bem-estar íntimos femininos, acredita que é possível usar ativos naturais para auxiliar no tratamento convencional e prevenir nossas infecções. O Shot Íntimo foi formulado a partir de um mix de ativos com propriedades sinérgicas a fim de oferecer proteção e prevenção, impedindo que bactérias causadoras de infecções se alojem nas vias urinárias.

Para mais informações, basta acessar: www.ditacuja.com

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios