Search
Degradê com CSS

Dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão são resgatados em salina de Araruama

trabalhadores

O Ministério do Trabalho resgatou dez trabalhadores em condições semelhantes à escravidão em uma salina na localidade de Praia Seca, em Araruama. Segundo o órgão, os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes no dia 9 de janeiro. De acordo com o MT, a empresa responsável foi notificada e os trabalhadores foram desligados do trabalho, receberam as guias do programa de seguro-desemprego para resgatados, e encaminhados para programas sociais.

Auditores-fiscais do órgão fizeram inspeções onde ocorria a extração de sal, na fábrica onde era feita a moagem e no alojamento dos trabalhadores.

No alojamento, ainda segundo o MT, os fiscais encontraram as piores condições como: falta de água potável, falta de camas (havia um colchão fino e travesseiros no chão), falta de higiene e limpeza em toda a casa (tinha lama no banheiro e muito lixo pelo terreno).

Ainda de acordo com os auditores, as descargas dos banheiros estavam quebradas, fiações elétricas expostas e ventiladores quebrados, além de não haver roupas de cama e armários.

Durante a operação de fiscalização, os agentes interditaram equipamentos usados na fábrica por falta de segurança. Foram encontradas também irregularidades no processo de moagem do sal e diversas infrações que não garantiam a segurança do trabalhador.

O Ministério do Trabalho disse ainda que a empresa assumiu o vínculo empregatício de todos, mas ainda não pagou a rescisão dos funcionários, nem arcou com as viagens de volta para casa dos trabalhadores.

A Procuradoria do Trabalhador em Cabo Frio estava presente na reunião com a empresa e convocou os responsáveis para prestar novos esclarecimentos ainda nesta semana.

Os trabalhadores e suas famílias estão sendo atendidos pelo programa Ação Integrada da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. Ela está garantindo o retorno dos resgatados a seus domicílios, já que, quatro deles são oriundos de outros estados.

Segundo os agentes, a operação vai continuar.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se pronuncia após ter contas aprovadas pelo TCE-RJ

Gran Cine Bardot traz clássicos e filmes nacionais no fim de semana de Búzios

Fumaça branca no Vaticano: cardeal Robert Prevost é eleito como Papa Leão XIV

Búzios celebra a Semana da Compostagem Brasil 2025 com ações educativas 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!