Menu

Cidades

Mutirão recolhe mais de 30 toneladas de entulhos em Fernando de Noronha

Foto reprodução da internet
Foto reprodução da internet

A administração de Fernando de Noronha, através das superintendências de Meio Ambiente e Turismo e da Saúde, divulgou o balanço das ações que ocorreram entre os dias 21 a 25 de novembro, por ocasião do mutirão “Noronha Bota Fora”. A iniciativa faz parte do projeto “Jogue Limpo com Noronha”, que começou em maio deste ano, com ações de sustentabilidade e coleta seletiva na ilha.

Conforme Angela Tribuzi, superintendente do Meio Ambiente e Turismo, foram recolhidas 31,6 toneladas, sendo 27,2 toneladas de volumosos e 4,4 toneladas de entulhos que foram retirados de residências, previamente notificadas pela Vigilância Sanitária. ”Essa ação foi um sucesso, superou as nossas expectativas, com o recolhimento de mais de 31 toneladas de lixo. No entanto, foi apenas uma campanha para iniciar o processo de conscientização da comunidade para que ela não junte entulhos. Durante duas vezes na semana temos coleta regular de volumosos, então as pessoas podem continuar colocando o lixo para fora das suas casas, evitando o acumulo de lixo, porque isso atrai pragas e doenças”, ressaltou a superintendente.

Segundo Helena Andrade Albuquerque, gestora do Meio Ambiente, o mutirão mobilizou a população que aprovou a iniciativa, a exemplo da moradora Giselda Ferreira, da Vila do Trinta. “A ação foi muito importante porque, às vezes, guardamos tantas coisas com o pensamento de utilizar algum dia, mas esse dia nunca chega e acaba virando entulho”, declarou.

Foto reprodução da internet

Durante os cinco dias, a equipe composta por 45 pessoas visitou residências, pousadas e pontos comerciais nas Vilas dos Remédios, Conceição, Trinta, Floresta Velha, Porto, Floresta Nova, Três Paus, Vacaria, Boldró, Basinha, Coréia, Quixaba, Sueste, Estrada Velha do Sueste e Vila DPV, recolhendo entulhos, móveis, colchões, eletrodomésticos e demais utensílios sem uso, o que surpreendeu pela quantidade e tipos de objetos.

Além da comunidade, inclusive professores e alunos da EREM Arquipélago, que participaram ativamente, o mutirão contou com o apoio do Conselho Distrital, Projeto Tamar, Aeronáutica, Universo, WWF e das associações Abatur, Abreno, Acitur, AHDFN, Anpesca, Associação dos Receptivos, Econoronha e Nortax.

Texto e Fotos: Eloíde Araújo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios