Menu

Cidades

Profissionais da Educação de Búzios são convocados para retorno das atividades presenciais a partir desta segunda (2)

  • Home
  • Búzios
  • Profissionais da Educação de Búzios são convocados para retorno das atividades presenciais a partir desta segunda (2)
1_escolas_buzios-19883683

De acordo com professores da rede municipal, os alunos devem voltar à sala de aula no dia 16 de agosto

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Educação do município de Armação dos Búzios foram surpreendidos, nesta quinta-feira (29), com o comunicado da Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologias para retomada das atividades presenciais, já a partir da próxima segunda-feira (2).

De acordo com o documento, a carga horária será normal conforme o Regimento Escolar Básico do município: unidades escolares de dois turnos funcionarão das 7h às 17h; e de três turnos, das 7h às 22h30. O documento não apresenta data para retorno dos alunos, mas os professores disseram à Prensa que a previsão é para o dia 16 de agosto. Os docentes questionam o porquê da necessidade do cumprimento da carga horária completa, se não terá alunos nesse primeiro momento nas unidades.

O comunicado informa ainda que a direção de cada escola deverá informar à Secretaria os nomes dos professores que aderiram à Greve pela Vida e registrar as faltas. Quanto aos servidores enquadrados no grupo de risco da Covid-19, deverão preencher o Termo de Responsabilidade, anexando o laudo ou comprovação médica. Mesmo com a apresentação dos documentos, eles serão, posteriormente, encaminhados ao Médico do Trabalho pela pasta.

A direção do Sepe Lagos discorda do posicionamento da Prefeitura de retornar às aulas presenciais neste momento.  Entre os pontos abordados pelo colegiado estão a falta de infraestrutura das unidades e de medidas de segurança sanitária.

“A prefeitura não investiu na adaptação das escolas, não aceita negociar a adoção de um protocolo sanitário que seja rígido e realmente eficiente para prevenir contágios e se recusa, enquanto empregadora, a fornecer os equipamentos de proteção individual adequados aos trabalhadores da educação para que tenham proteção respiratória eficaz. Não houve treinamento adequado dos profissionais para prevenção da Covid-19 e nem quanto à correta utilização de EPIs”, explicou a nota.

Ainda segundo o posicionamento do colegiado, os professores ainda não receberam a segunda dose da vacina contra à Covid-19 e a maioria da comunidade escolar não recebeu a primeira. “A retomada das aulas, da forma como está sendo realizada, terá consequências graves para a saúde e a vida de alunos, profissionais da educação e demais integrantes da comunidade”, finalizou a nota.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou