Menu

Cidades

Moradores de Búzios pedem providências contra motos barulhentas

  • Home
  • Búzios
  • Moradores de Búzios pedem providências contra motos barulhentas

Petição online cobra das autoridades medidas de fiscalização contra motos que produzem poluição sonora por cano de descarga irregular

Uma petição online está sendo assinada por moradores de Búzios que cobram das autoridades, medidas para coibir motos barulhentas. O abaixo assinado, que conta com mais de 100 assinaturas, exige a fiscalização de motos que emitem poluição sonora por meio do cano de descarga, utilizado de forma inadequada. No primeiro momento, o objetivo é atingir 200 assinantes, mas este número pode aumentar de acordo com o engajamento.

As motos barulhentas são comuns na cidade, por mais que haja leis que proíbam esta situação. Em Búzios, existe a Lei Municipal 682/2008, que trata da proteção contra a poluição sonora. O artigo 3º desta lei prevê que: “São expressamente proibidos, independente de mediação de nível sonoro, os ruídos: I – produzidos por veículos com equipamento de descarga aberto ou silencioso alterado ou defeituoso;” descreve o documento.  

Reprodução parcial da Lei Nº 682/2020. Imagem: Reprodução

Além disso, o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe a circulação de veículos com o equipamento de descarga irregular. O Art. 230 do CTB diz que “conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” pode gerar infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa, sendo a retenção do veículo para regularização.  

De acordo com informações passadas pelo Tenente Madureira, comandante da 5° Cia de Búzios, a Polícia Militar, em apoio a Secretaria de Meio Ambiente, está planejando para esta semana operações para coibir infrações cometidas por motociclistas.  

O Tenente ressaltou, porém, que, por ordem do Governo do Estado, a PM está direcionada a redução dos indicadores criminais, cabendo ao DETRAN, como órgão estadual, a fiscalização do trânsito. Segundo ele, a polícia atua, quando solicitada, em apoio aos órgãos municipais de fiscalização. 

A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Búzios para saber quais ações são tomadas pelo órgão para reprimir casos deste tipo, entre outras questões relacionadas as motos barulhentas, mas até o momento desta publicação não obtivemos um retorno.  

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos