Menu

Cidades

Macaé: Professores se posicionam contra o retorno das aulas presenciais

  • Home
  • Destaque 3
  • Macaé: Professores se posicionam contra o retorno das aulas presenciais

Plano de retomada prevê retorno de escolas particulares em março e nas públicas, a partir de maio. Professores se manifestam contra a medida

Profissionais da educação do município de Macaé realizaram um ato público, nessa segunda-feira (22), em frente à Câmara Municipal contra o possível retorno das aulas presenciais nas escolas. Representantes do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro) se reuniram com faixas e cartazes contra a medida.

O plano de retomada das aulas foi pauta da última sessão da casa legislativa, que além dos vereadores, contou com a presença do prefeito, Welberth Rezende (Cidadania), e representantes das secretarias de Educação e de Saúde, além da Vigilância Sanitária.

O plano prevê liberação para escolas particulares no início de março e, nas públicas, a partir de maio, devido à necessidade de licitação para compra de materiais de prevenção ao Covid-19.

Sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). Imagem: Câmara | Assessoria

“Estamos abertos às sugestões dos vereadores”, afirmou Welberth. Segundo o prefeito, este deverá ser um retorno gradual que retrocederá caso aumente o número de casos do novo coronavírus na cidade. “Levamos em conta os manuais do Ministério da Saúde, da Fiocruz e do Ministério da Educação”.

Por outro lado, o posicionamento do Sinpro segue levantando a questão da campanha de vacinação, que ainda não tem como público alvo os jovens, adolescentes e crianças em idade escolar. De acordo com o sindicato, o movimento pede para que o retorno aconteça apenas depois que toda a população for vacinada.

“É um dilema ético. Tem a ver com classe, com vidas que valem mais e valem menos. E isso é inadmissível. Quem vai se responsabilizar quando morrer o primeiro estudante e o primeiro professor? Quem vai se responsabilizar quando for detectado que existe causalidade positiva entre mortes, adoecimentos e aberturas de escolas? A resposta é clara: é o Estado que deveria ser responsabilizado porque é ele que tem a prerrogativa de tomar essa decisão.Quem vai se responsabilizar quando morrer o primeiro estudante e o primeiro professor?”, afirma Fernando Cássio, Doutor em ciências e professor da Universidade Federal do ABC.

Em nota, o Sinpro se mostra contra o plano de retorno. “Não há condição de retorno sem a vacinação, visto que os parâmetros para este retorno têm de ser sanitários e epidemiológicos, e não políticos ou mercadológicos. Nesta compreensão, o Sinpro Macaé e Região segue reafirmando seu posicionamento contra a volta às aulas presenciais, acentuando que a preocupação e a defesa pela saúde e segurança de todas e todos é mais importante que qualquer tentativa de retorno das aulas presenciais”.

Manifestação dos professores. Imagem: Sinpro

A sessão da Câmara Municipal pode ser acompanhada na íntegra por meio do link.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)

Encontro de Turismo marca lançamento do Portal Visit Búzios