Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Implantação de Serviço de Hospedagem tipo C volta a ser discutida em Búzios

Implantação de Serviço de Hospedagem tipo C volta a ser discutida em Búzios

Búzios vista aérea. Imagem: Reprodução | Búzios on-line
Búzios vista aérea. Imagem: Reprodução | Búzios on-line

Ação altera o plano diretor do município. Serviço de Hospedagem tipo C caracteriza é o que os grandes hotéis, o que foge ao gabarito da cidade

Questões envolvendo as políticas de ocupação na cidade de Búzios voltaram a ser pauta no município. O governo executivo enviou novamente para a Câmara Municipal a proposta de alterar a Lei de Uso Solo para permitir a implantação de Serviços de Hospedagem tipo C. A demanda foi citada nesta terça-feira (20) na casa legislativa.

A medida permite a construção de hospedagens do tipo C, ou seja, grandes hotéis, no território do balneário, invadindo espaços onde é permitido o tipo A, com pequenos hotéis e pousadas.

A ação altera o plano diretor do município, o que foge aos trâmites legais, pois o plano só pode ser modificado ou atualizado em um intervalo de 10 anos, mediante à uma audiência pública para consulta da população. Além disso, a proposta pode alterar a paisagem urbana e o gabarito das construções de Búzios, o que causa inquietude na população.

A revisão do plano deveria ter sido feita em 2016, mas ainda não aconteceu.

Documento, Conselho do Meio Ambiente 2020. Imagem: Divulgação

A questão é vista como polêmica há um tempo. Em agosto do ano passado, os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente da época votaram por unanimidade a rejeição da medida e, por meio de um ofício enviado à Câmara, relataram que o sentimento do órgão representava grande parte da sociedade.

De acordo com George Clark, membro da Associação de Engenheiros e Arquitetos, a proposta resulta em uma “violência urbana”, uma vez que todo o território do município pode ser invadido por grandes hotéis, o que é contra à escala de menores dimensões da cidade.

A Prensa também questionou o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB, núcleo Búzios). Segundo o presidente, Pedro Compolina, o posicionamento do órgão continua o mesma que foi afirmado no ofício enviado à Câmara em 2020.

“Reafirmamos que essa mensagem mexe em pontos do Plano Diretor, sendo assim não deve ser levada a frente pois o Plano deve ser revisado como um todo. O prazo de revisão previsto no próprio plano é de 10 anos e deveria ter acontecido em 2016. A mudanças em questão não foram discutida em nenhum conselho, o que vai contra a noção de um planejamento urbano participativo. Além disso, a prefeitura nunca apresentou estudos de impacto para uma discussão embasada sobre o assunto.”, explicou.

A Prensa procurou a assessoria da Câmara Municipal e a prefeitura de Búzios, e aguarda respostas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

proteto Búzios

Manifestação contra ausência de juízes em Búzios

Foto: João Barreto

Macaé garante serviços gratuitos aos Pets

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu