Menu

Cidades

Grupo retira mais de um caminhão de pedras que obstruíam entrada de água para o Mangue da Ogiva, em Cabo Frio

Ação ocorreu durante o ato em favor do manguezal, que aconteceu na manhã deste sábado (25)
WhatsApp-Image-2022-06-25-at-14.38.15-225x300 (1)

Cerca de 40 pessoas participaram do ato em favor do Mangue da Ogiva, que aconteceu na manhã deste sábado (25), em Cabo Frio. O grupo composto de lideranças ambientais e de moradores das cidades de Cabo Frio e Búzios desobstruiu a entrada de água para o berçário do manguezal. Segundo a organização, foram retirados com as próprias mãos mais de um caminhão de pedras colocados indevidamente e prejudicando o patrimônio natural.

“Não aceitaremos mais que poderosos e criminosos ambientais deem as cartas e decidam nossas vidas em Cabo Frio! Gratidão a todas guerreiras e guerreiros que vieram de diversos pontos da cidade e de Búzios! Vamos juntos lutando por um futuro melhor”, destacou o ativista ambiental Lucas Muller.

Grupo retirou as pedras com as próprias mãos. Foto divulgação

O manifesto foi organizado para chamar a atenção das autoridades contra o descumprimento de ordem judicial na Ação Civil Pública (ACP) por parte do empreendimento Marina Viverde Ogiva. A ação é movida pelo Ministério Público Estadual, que determinava a suspensão de supressão de vegetação no local, o que segundo os ativistas vêm ocorrendo há tempos. Segundo as denúncias recebidas pelo MPE, o crime ambiental na área do manguezal ocorre desde março deste ano quando queimaram todas as árvores da região e esta semana colocaram as pedras para tapar o fluxo de água e, consequentemente, secar a área. O empreendimento estaria aterrando o mangue.

Diante disso, os movimentos SOS Dunas do Peró, Observadores de Pássaros, Centro de Estudos e Conservação da Natureza, Subverta, Coletivo Ecossocialista, SOS Aves, conselheiros da APA Pau Brasil e do Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs) além de ambientalistas, universidades da região se movimentaram para lutar pela preservação do local.

O Mangue da Ogiva é um verdadeiro berço de vida selvagem e um importante ponto de descanso de aves limícolas migratórias. O local recebe aves como flamingos, colhereiros, garças, andorinhas e marrecos, que vêm de outros países como Argentina, Chile e até da Antártida.

Saiba mais:

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inscrições abertas para Vestibular Cederj 2024

Privilége Búzios é ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul

TourShop realiza coleta de medicamentos em Búzios para o Rio Grande do Sul