Menu

Cidades

DPRJ relata falta de oxigênio em Arraial e Prefeito desmente

  • Home
  • Destaque 3
  • DPRJ relata falta de oxigênio em Arraial e Prefeito desmente

Defensoria Pública aponta falta de oxigênio no Hospital Geral de Arraial mas Prefeitura afirma se tratar de fake news

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) avalia a situação do município de Arraial do Cabo, após receber denúncias de moradores e profissionais da saúde de que, somente na última semana, pelo menos cinco mortes por Covid-19 teriam se dado por falta de oxigênio no Hospital Geral. 

“Desde dezembro a Defensoria Pública tem percebido as precárias condições de atendimento do hospital de Arraial do Cabo. Em vistoria conjunta com o Cremerj, constatamos a falta de profissionais de saúde, de medicamentos e de insumos na unidade, essenciais para os pacientes infectados pela covid-19 no município”, explica a defensora pública Raphaela Jahara, da Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva.

De acordo com o órgão, a precariedade dos serviços de saúde prestados durante a pandemia e a ausência de transparência nos dados relativos ao contágio foi o que levou a Defensoria a ajuizar, ainda no primeiro semestre do ano passado, duas ações civis públicas.

Hospital Geral de Arraial do Cabo. Imagem: Divulgação

O problema se agravou na segunda quinzena de março desse ano, quando profissionais de saúde e parentes de pessoas internadas no hospital local fizeram chegar à Defensoria denúncias sobre falta não apenas de oxigênio, mas também de remédios para entubação.

Em resposta ao posicionamento da Defensoria, o prefeito Marcelo Magno se pronunciou, nesta quarta-feira (31). Por meio de um vídeo, ele mostra a usina de oxigênio que fica no Hospital Geral da cidade, utilizada para abastecimento do tratamento.

De acordo com o governo municipal, as denúncias feitas não são verdadeiras.

“Quando se escuta uma denúncia anônima, e antes de procurar saber a veracidade disso é lançada ao público, acontece um desespero da comunidade que tem seus entes aqui entubados, que dependem do oxigênio. Então eles saem de casa correndo pra ver se realmente está acontecendo, e isso cria um pânico na cidade”, ressaltou o prefeito.

O secretário de saúde, Jorge Diniz, também se pronunciou. De acordo com o chefe da pasta, o município está aberto para todos os órgãos de fiscalização e segue todas as recomendações necessárias. Ele ainda reafirmou que a população deve tomar cuidado com as notícias falsas.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos