Menu

Cidades

ACEB inicia junto à Câmara Municipal a discussão para a criação de fundo soberano

  • Home
  • Búzios
  • ACEB inicia junto à Câmara Municipal a discussão para a criação de fundo soberano

De acordo com a Associação, o objetivo é estabelecer um programa de transferência de renda aos munícipes em situação de vulnerabilidade e ainda a criação de uma política de fomento e incentivo da economia local

A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), por meio de ofício, encaminhado nesta sexta-feira (2), ao presidente da Câmara dos Veadores de Búzios, Rafael Aguiar, e demais representantes do Legislativo municipal, solicitou a criação de um Fundo Soberano no município.

De acordo com a ACEB, o objetivo é estabelecer um programa de transferência de renda aos munícipes em situação de vulnerabilidade e ainda a criação de uma política de fomento e incentivo da economia local como programas para manutenção de linha de crédito para as empresas de Búzios, no qual o município se responsabilizaria pelo pagamento dos juros e o empréstimo seria viabilizado por uma Entidade Financeira.

A proposta é realizada tendo como exemplos outros municípios do estado do Rio de Janeiro que se utilizaram de parte dos royalties do petróleo e parte dos próprios tributos pagos pelo setor privado para a manutenção deste fundo, que para ser iniciado, também pode receber aportes de fontes advindas do Governo Federal e até de emendas parlamentares.

ACEB encaminhou um ofício à Câmara dos Vereadores solicitando a criação de um Fundo Soberano na cidade | Foto: Divulgação

A ACEB recorre à Câmara após estudo junto aos representantes de municípios que já estão colhendo os benefícios socioeconômicos dessas ações efetivas, não somente como ação emergencial devido à pandemia da Covid-19, mas como política pública permanente, além de consulta ao seu corpo jurídico, que está ciente de que, para a garantia dos mecanismos legais que permitam a concretização dessas possibilidades, é fundamental a intervenção da Casa Legislativa junto e sua Procuradoria.

“Sabemos que os efeitos dessa crise sanitária e econômica vem se prolongando no tempo e a necessidade de ajudas reais e efetivas de crédito, para que as empresas possam manter suas atividades, dependem agora de um passo mais ousado. A ACEB, inclusive, se coloca à disposição da Câmara de Vereadores para trabalhar de forma conjunta e colaborativa buscando amenizar os efeitos da crise econômica e estabelecer um diálogo verdadeiro para efetivação dessas medidas junto ao Executivo, que também terá papel determinante nesse processo”, afirmou o diretor presidente da ACEB, Jacques Jacky Sitbon

Na mesma data, a ACEB também encaminhou ofício ao prefeito de Búzios, Alexandre Martins, pedindo uma avaliação dos resultados das medidas restritivas do último decreto, assim como a discussão de uma possível flexibilização, visando dos postos de trabalho e geração de renda no município, dessas medidas de forma gradativa, mantendo sempre um equilíbrio entre o que é possível legalmente, e o ideal para um bom funcionamento de nossa saúde pública.

“A atual diretoria da ACEB escolhe sempre o caminho do diálogo e estamos certos de que nossa solicitação será estudada e atendida, ficamos no aguardo de um posicionamento oficial para o agendamento de uma ‘reunião de avaliação dos resultados’ com o prefeito”, finalizou Jacky.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras