Menu

Cidades

  • Home
  • Região dos Lagos
  • Vereador Marcel Silvano, de Macaé, denuncia precariedade em posto de saúde na comunidade Fronteira

Vereador Marcel Silvano, de Macaé, denuncia precariedade em posto de saúde na comunidade Fronteira

O vereador de Macaé, Marcel Silvano (PT) durante visita na tarde dessa terça-feira (18), à Unidade da Estratégia de Saúde da Família na comunidade Fronteira, denunciou a precariedade do estabelecimento, que atualmente atende cerca de 10 mil pessoas. O parlamentar afirmou que ficou chocado e indignado com o estado da unidade e condições a quem são submetidos os funcionários e os pacientes. “O posto de Estratégia da Família da Fronteira, que é dividido em duas unidades, como Fronteira A, com 4700 referenciados e Fronteira B, com cinco mil. Nossa visita foi necessária porque recebi inúmeras denúncias sobre várias unidades e esta, em especial, me deixou preocupado, diante dos riscos que são colocados os funcionários e pacientes. Agora, vou preparar os requerimentos e fazer as devidas cobranças ao governo, pois é inaceitável a situação e algo precisa ser feito com urgência”, afirmou.

Segundo o vereador, o teto da sala de atendimento ginecológico e de outras áreas desabou na última chuva forte registrada na cidade em maio. “A sala foi interditada pela Defesa Civil, entretanto, apesar de comunicada em imediato, a Secretaria de Saúde disse que nada poderia ser feito por falta de orçamento. O atendimento ficou prejudicado em 50% e a sala ao lado da interditada, apresenta danos preocupantes no teto”, explicou.

Outros problemas, como mofo e infiltrações por todas as instalações, inclusive de atendimento médico e odontológico, também prejudicam a unidade. Quando chove, segundo apontou o parlamentar, pacientes e funcionários têm dificuldade de acesso nas instalações, pois acabam se molhando quando andam entre os espaços. “A unidade não é dedetizada e por isso ratos circulam na unidade.  A sala de vacina foge dos padrões determinados pelo Ministério da Saúde. Apuramos também falta de insumos, material de limpeza e higiene, além da falta de  uniformes e crachás para identificação dos servidores, o que dificulta a atuação dos mesmos. Falta reparo e mais iluminação na área externa. O número de agentes é insuficiente para atender a demanda da comunidade. Não há identificação em frente à unidade. É um verdadeiro descaso com os funcionários e pacientes, que necessitam dos cuidados médicos que a unidade deveria oferecer adequadamente”.

Unidade de Saúde do Planalto da Ajuda

Outra unidade visitada por Marcel foi a localizada no Planalto da Ajuda, inaugurada há 19 anos e sem qualquer melhoria ou ampliação da sua estrutura de lá para cá. Atualmente atende quatro mil usuários e apresenta inúmeras deficiências estruturais para garantir um bom atendimento.  Entre os problemas relatados, está o mau cheiro de esgoto e problemas quando chove, pois há vazamentos por toda unidade. Ainda assim, os funcionários se esforçam para fazer o melhor e garantir o bom atendimento. A vacinação, por exemplo, só pode ser realizada no período da manhã, devido o calor.

Todas as unidades apresentaram queixas em comum, como a dificuldade para identificar e contatar responsáveis para que reparos e manutenções sejam feitas. Os funcionários também não recebem uniformes e crachás de identificação, um complicador para que possam atuar nas áreas de atuação.

“A gente espera que a Secretaria de Saúde, prefeito ou responsável pela atenção básica dê respostas, faça as manutenções e não permita que o povo seja submetido a condições como essas. Vamos continuar cobrando e visitando todas as unidades. Ainda nessa semana daremos entrada nos pedidos de melhorias, respostas e iremos protocolar na Câmara”, informou Marcel.

A reportagem do Prensa de Babel contatou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Macaé, solicitando respostas sobre as providências que serão tomadas, mas até o momento nenhum esclarecimento foi feito.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos