Menu

Cidades

Uenf não recebe transferência mensal obrigatória de duodécimos desde o ano passado

unnamed

Foto: Octacílio Barbosa | Texto: Buanna Rosa 

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) não recebe depósitos de duodécimos – transferências mensais obrigatórias do Tesouro Estadual – desde 2018, quando a Emenda à Constituição Estadual que garante autonomia financeira às universidades do Rio de Janeiro passou a valer. A informação foi divulgada pelo reitor da universidade, Luís Passione, durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (18/06). A reunião foi realizada na sede da Uenf, em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense, sendo a primeira audiência de uma série de reuniões itinerantes que serão feitas pelo colegiado.

Falta de repasses

Segundo a PEC, a implementação do repasse direto às instituições de ensino seria escalonada: em 2018 o governo deveria repassar por duodécimos no mínimo 25% do orçamento, em 2019, 50% e, a partir de 2020, 100%. No entanto, a porcentagem não está sendo cumprida até o momento, de acordo com o reitor. “O Governo do Estado alega que está cumprindo com a sua obrigação porque está executando o orçamento. Isso é verdade, mas não é verdade que ele está cumprindo com o duodécimo. O orçamento está sendo executado da maneira como sempre foi, mas o duodécimo pressupõe que a universidade receba mensalmente a parcela relativa do seu orçamento em conta própria e, a partir daí, ela faça toda a gestão desse recurso, mas isso não acontece”, relatou Passione.

O presidente da Comissão, deputado Flávio Serafini (PSol), disse que o duodécimo deveria consolidar a autonomia universitária. E que, no entanto, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) alegam que a folha salarial da universidade custa 50% do seu orçamento, com isso eles justificam que pagando os salários dos servidores a PEC está sendo cumprida. “No nosso entendimento isso não significa um avanço. É preciso dar mais autonomia também para a gestão de recursos, o que não está sendo feito. Hoje está acontecendo a primeira reunião da secretaria com as representações das universidades para que se ajuste esse modelo e ele passe a ser cumprido. Nós da comissão ficaremos atentos aos desdobramentos desse encontro”, adiantou.

Carência de profissionais

Passione também ressaltou que a universidade enfrenta dificuldade pela falta de docentes e servidores administrativos na unidade. Ele informou que atualmente a universidade conta com 300 professores, 50 a menos do que no ano anterior. “A cada ano que passa esse número reduz ainda mais. E vale lembrar que quando a instituição foi criada, em 2003, a previsão, por lei, seria de 600 docentes atuando no equipamento. Hoje, esse número está na metade e isso interfere no crescimento da Uenf”, ponderou.

O reitor informou, também, que há uma carência de 100 profissionais técnicos-administrativos. Ele lembrou que a unidade atualmente conta apenas com um contador e está sem bibliotecário. “Isso prejudica a qualidade do ensino. É muito triste ver uma universidade passando por isso. Precisamos de mais concursos”, argumentou.

Colégio Agrícola

Outro pleito que surgiu durante a reunião foi a transferência da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, atualmente gerida pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), para a Uenf. O diretor da instituição, Marcelo Almeida, explicou que a escola está sem receber aporte financeiro desde janeiro deste ano. “Estamos funcionando com a sobra do ano passado e com dinheiro doado pelos servidores da escola para comprar itens de manutenção como lâmpadas e produtos de limpeza”, relatou.

Marcelo lembrou, também, que a direção da Faetec se comprometeu a visitar as unidades do Norte Fluminense, mas ainda não o fez. “Ainda não temos a confirmação da vinda da equipe da Faetec à unidade de Campos dos Goytacazes e isso prova que estamos sendo deixados de lado. Só ouvimos o Executivo falar sobre a destinação de recursos para a Região Metropolitana. A última notícia que recebemos foi sobre a inauguração de mais uma unidade da Faetec em Mesquita, enquanto nós, aqui do interior, estamos sem recursos”, desabafou o diretor.

Serafini garantiu que a comissão vai acompanhar de perto essa transição. “Vamos ficar atentos para que não aja nenhum tipo de perda na oferta do ensino médio técnico agrícola aqui na região, para que a oferta de ensino fundamental também não seja desfeita e, por fim, para que os servidores não sejam prejudicados. Essa transição pode ser muito importante para a Uenf, que vai contar com uma área importante para dar desenvolvimento às suas pesquisas, quanto para a população que vai poder contar com a revitalização de um colégio tão importante para toda a região”, concluiu Serafini.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto