Menu

Cidades

Sem gestor, UPA de Rio das Ostras está há seis anos fechada

A Prefeitura de Rio das Ostras colocará em votação na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 003/2019. Nele está prevista a redução de cinco para dois anos, o tempo de existência das Organizações governamentais licitação para administrar a Unidade de Pronto Atendimento. Uma reunião está marcada na Câmara na próxima terça-feira (26), a partir das 17h30, onde o prefeito Marcelino deverá explicar sobre essa mudança. Os vereadores temem que esse prazo comprometa a qualidade do serviço prestado, apesar da UPA no Âncora – construída e finalizada em 2013 – até hoje não funcionar. A lei anterior mais recente (2018) previa cinco anos, como prazo mínimo para a entidade se tornar apta a participar de uma licitação.

Os vereadores estão temerosos com esse pedido de redução de tempo de existência, já que isso pode significar a não existência em Rio das Ostras, de empresas aptas e com tempo comprovado de administração na gestão de uma unidade de Saúde, o que comprometeria a qualidade no atendimento, devido a má prestação de serviço e da gestão administrativa.

A UPA está localizada no bairro Âncora, às margens da rodovia Amaral Peixoto, sendo de fácil acesso tanto para a população como para os casos de acidentados. Sua obra – com custo total de R$ 4 milhões – concluída em 2013 recebeu parte da verba oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Construída inicialmente para ter capacidade de atendimento de 500 pessoas por dia, a unidade por determinação da prefeitura reduziu em 50% essa previsão e mesmo assim deve ajudar a desafogar a demanda de atendimento do Pronto Socorro, que oferece os serviços para uma população de 140 mil habitantes.

O prefeito Marcelino Borba assegurou que em dezembro de 2018, a UPA seria colocada em funcionamento, o que não aconteceu.  Para tanto, a prefeitura mobiliou o local com macas, suportes de soro, mesas de exames, carros de curativos, biombos, braçadeiras para injeção, além de equipamentos como cardioversores, para atendimento de enfermidades cardíacas. O prédio vem sofrendo depredação por vândalos e deterioração pelo tempo.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Luau Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta sexta (3)

Divulgação

Cabo Frio realiza formação para padronizar e aprimorar refeições escolares

Foto: Leonardo Fonseca

Maricá realiza 50ª Festa da Pesca em Itaipuaçu

Aulas trabalham livros e atividades de apoio aos os professores_ Foto Divulgacao

Rio das Ostras inicia curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil