O Estado do Rio de Janeiro passa a celebrar, oficialmente, o Dia Estadual dos Cuidadores de Animais em 4 de abril. A data foi instituída pela Lei 10.570/2024, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (21).
Reconhecimento e conscientização
A escolha do dia 4 de abril coincide com o Dia Mundial dos Animais de Rua, criado por organizações holandesas para alertar sobre o abandono de animais e incentivar ações de cuidado e proteção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 milhões de animais em situação de rua no mundo. No Brasil, cerca de 30 milhões enfrentam essa realidade, sendo 20 milhões cães e 10 milhões gatos.
O deputado Rosenverg Reis destacou a importância da data para valorizar os cuidadores e conscientizar a população sobre o impacto do abandono animal: “O 4 de abril é um justo reconhecimento aos profissionais que, ao cuidarem dos animais, também contribuem para a saúde pública e a proteção dos direitos dos bichos”, explica.
Um passo para a proteção animal
A nova legislação reforça a relevância do trabalho dos cuidadores de animais no enfrentamento do abandono e na promoção do bem-estar animal. A data também pretende ampliar debates sobre políticas públicas e iniciativas para proteger os milhões de animais em situação de vulnerabilidade no estado e no país.