Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Justiça Federal marca audiência sobre comércio nas praias de Búzios

Ato público está ligado a ação coletiva movida pelo MPF e deve discutir ordenamento nas faixas de areia do município
Justiça Federal marca audiência pública sobre comércio nas areias e ordenamento das praias de Búzios I Crédito da Imagem: Arquivo Prensa de Babel
Justiça Federal marca audiência pública sobre comércio nas areias e ordenamento das praias de Búzios I Crédito da Imagem: Arquivo Prensa de Babel

A Justiça Federal marcou uma audiência pública para discutir o comércio nas areias das praias de Búzios. O ato está previsto para o dia 2 de julho, às 14h,na Praça Santos Dumont, no Centro, e ocorre no âmbito de uma ação coletiva movida pelo Ministério Público Federal.

A informação consta em publicação da Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ/TRF2), que relaciona a audiência ao processo nº 0000192-20.2012.4.02.5108/RJ. O mesmo número aparece em documento que circula sobre o tema e que cita o cumprimento de sentença de ações coletivas envolvendo o Município de Armação dos Búzios.

Segundo a JFRJ, a audiência será conduzida pela juíza federal Mônica Lúcia do Nascimento Alcântara Botelho, da 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia. A decisão também informa que não haverá participação remota, em razão do local de realização do ato.

O processo é antigo. Relatório da Corregedoria do TRF2 registra que a ação civil pública nº 0000192-20.2012.4.02.5108 teve sentença em 2014, com homologação de Termo de Ajustamento de Conduta, e foi redistribuída para a 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia em 2018.

Discussão envolve ordenamento das praias

A audiência deve tratar de regras e medidas relacionadas ao uso das faixas de areia em Búzios, tema que envolve comércio ambulante, estruturas instaladas nas praias, circulação, preservação ambiental e organização do espaço público.

A JFRJ apresenta o encontro como uma tentativa de diálogo e construção de consenso sobre o comércio nas areias. A pauta tem impacto direto em uma das principais bases econômicas do município, que depende do turismo, mas também enfrenta pressão sobre áreas ambientalmente sensíveis.

O debate ocorre em meio a discussões recorrentes sobre ordenamento urbano e ambiental nas praias de Búzios. Em 2025, a própria Prefeitura informou ter iniciado o cumprimento de decisão judicial para ordenamento das praias, com o objetivo declarado de garantir uso ordenado dos espaços de areia.

Em dezembro de 2025, a Prefeitura também informou ter acompanhado fiscalização do MPF nas praias da Tartaruga, Geribá e João Fernandes, apontadas como alvo de processo em tramitação no Ministério Público Federal. Segundo o município, a vistoria analisou barracas, ombrelones e outras estruturas instaladas na faixa de areia.

Processo atravessa gestões

Embora o processo tenha origem anterior à atual administração, eventuais medidas discutidas na audiência recaem sobre o município, hoje administrado pelo prefeito Alexandre Martins. Em ações coletivas desse tipo, é comum que obrigações de fazer e ajustes administrativos atravessem diferentes gestões municipais.

O nome do ex-prefeito André Granado Nogueira da Gama aparece no documento que circula sobre o caso como requerido no processo. Isso não significa que ele seja o prefeito atual, mas indica relação processual com a ação ou com atos discutidos em fases anteriores.

A Câmara de Búzios também passou a tratar do tema em 2026. Em março, o Legislativo aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei Complementar 5/2025, que estabelece novas regras para o comércio ambulante nas praias do município, com alteração no Código de Posturas.

Próximos passos

A audiência pública deve reunir representantes do poder público, trabalhadores, entidades, moradores e demais interessados na discussão sobre o uso das praias. O resultado do encontro poderá orientar novas medidas administrativas ou judiciais relacionadas ao ordenamento das faixas de areia.

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara aprova emenda do vereador Anderson Chaves ao Plano Municipal de Saneamento de Búzios

Justiça Federal marca audiência sobre comércio nas praias de Búzios

Iphan pede paralisação de obra na Praça das Águas em Cabo Frio

Brasil vira sobre o Japão e enfrenta a Noruega nas oitavas da Copa

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]