Menu

Cidades

Rio das Ostras vai integrar a Rede Brasileira de Trilhas

trilhas

Prefeitura dá apoio ao Projeto que tem objetivo de incrementar o turismo e a conservação ambiental

As belezas naturais e os 20 km de orla de Rio das Ostras chamaram atenção da Associação Rede Brasileira de Trilhas, que pretende implementar o projeto de trilhas de longa distância na Cidade e incluir o Município na rede que liga o País de Norte a Sul, por meio de caminhos com diferentes biomas.

Na semana passada, Anderson Ferreira, conhecido como Anderson Montanha, que é um dos fundadores da Associação Rede Brasileira de Trilhas, esteve em reunião com as equipes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca para apresentar o Projeto Caminho Rio das Ostras.

O Projeto, que tem gestão privada e cooperação da iniciativa pública, e é desenvolvido por meio do trabalho voluntário, pretende criar duas rotas pedestres em Rio das Ostras, conectando paisagens e ecossistemas, história e cultura. As trilhas de longo curso, como são internacionalmente conhecidas, são percursos em que o caminhante precisa fazer pernoite para completá-los.

As trilhas são identificadas com um símbolo de uma “pegada” e poderão ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem, não motorizados.

TRILHAS

Rio das Ostras terá duas trilhas com características diferentes. Uma delas, a “Costeira”, tem ponto de partida no Poço de Pedras da Praça José Pereira Câmara, no Centro, e segue por todo litoral até a Praia das Pedrinhas, no limite com Macaé. A outra, chamada de “Costeira Rural” tem o mesmo ponto de partida e vai pelo litoral até Mar do Norte, quando a trilha segue no sentido da zona rural do Município, passando por Cantagalo e Rocha Leão. “Pretendemos estender a demarcação desta trilha até a Serra do Pote, com uma parte do percurso de maior dificuldade com a subida da serra”, explicou Anderson.

O Projeto Caminho Rio das Ostras foi muito bem recebido pela Administração Municipal, que já apoia a iniciativa e vai ser parceira na busca de outros incentivadores. “Convidamos o Anderson para apresentar o Projeto na próxima reunião do Conselho de Turismo, no dia 4 de março. Rio das Ostras tem grande interesse em estar incluída na Rede Brasileira de Trilhas porque é uma oportunidade de desenvolvimento do turismo sustentável como gerador de emprego e renda”, disse Aurora Siqueira, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

As trilhas são sempre separadas por trechos, para atender o perfil de cada caminhante. E o próximo passo é buscar adotantes para cada um deles. “O trabalho de organização, preparação e gestão é voluntário, mas precisamos de apoiadores para fazer a sinalização e promoção das trilhas”, explicou Anderson Montanha.

Os caminhantes, além de explorar, no melhor sentido da palavra, os percursos, também são responsáveis por deixar as trilhas limpas e conservadas.

REDE BRASILEIRA DE TRILHAS 

Criada em 2017, é uma iniciativa articulada a nível governamental, por meio da Coordenação-Geral de Uso Público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), movida pela experiência da Trilha Transcarioca e outros cases globais, que iniciou o movimento para tirar do papel outros projetos de trilhas no Brasil. O movimento ganhou reconhecimento legal com a publicação da Portaria Conjunta (MMA/MTur) nº 407/2018, que instituiu a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – Rede Trilhas, inserida no Programa Nacional de Conectividade de Paisagens – CONECTA, instituído pela Portaria MMA nº 75/2018.

Esta articulação, que conta com o forte componente de trabalho voluntário, em pouco tempo resultou na criação de dezenas de iniciativas espalhadas pelo Brasil. E Rio das Ostras fará parte deste grande projeto de parceria sociedade civil/governos para a criação de uma Rede de Trilhas de Longo Curso do Brasil, possibilitando caminhadas do Oiapoque ao Chuí.

Estiveram também presentes na reunião o Subsecretário de Turismo, Igor Pessanha; a assistente Carla Ennes; a equipe técnica do Departamento de Turismo formada por Louise Bousquet, Márcio Cerqueira e Elizabeth Barreto; e o superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jolnnye Abrão.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país

Debate público sobre sustentabilidade terá presença de Marina Silva em Macaé

Búzios inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos