Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Rajadas provocadas por ciclone causam transtornos na região

Rajadas provocadas por ciclone causam transtornos na região

A Defesa Civil de Cabo Frio, Macaé, Maricá e Rio das Ostras, registraram ocorrências; agentes de Búzios e São Pedro da Aldeia não foram acionados
A Defesa Civil de Maricá identificou queda de barranco na Praia do Recanto e isolou a área. Foto divulgação
A Defesa Civil de Maricá identificou queda de barranco na Praia do Recanto e isolou a área. Foto divulgação

A chegada de um ciclone extratropical provocou rajadas de vento de até 70 km/h na região, que causaram alguns transtornos nos municípios de Cabo Frio, Macaé e Rio das Ostras nesta madrugada de quinta-feira (11). A Defesa Civil de Búzios e São Pedro da Aldeia não registraram nenhuma ocorrência. A previsão de ventos fortes a muito fortes é até esta sexta-feira (12) de até 75,9 km/h, e rajadas muito forte acima de 76,0 km/h. Também há previsão de chuva para a região.

Além de queda de árvores, destelhamento e queda de barranco e de letreiros de estabelecimentos, houve falta de energia. A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que reforçou as equipes de manutenção.

Ocorrências em Cabo Frio

Na manhã desta quinta-feira (11), a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio registrou oito ocorrências de queda de árvores, sendo duas no Jacaré e as demais no Jardim Olinda, Jardim Flamboyant, Praia do Siqueira, Vila do Sol, Cajueiro e Tamoios.

Também foram registradas sete ocorrências de destelhamento e queda de letreiros, sendo três no bairro Gamboa e as demais na Praia do Siqueira, Novo Portinho, Centro e Manoel Corrêa.

Devido à previsão do tempo, as atividades presenciais nas unidades escolares da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (11). Até o fim do dia, a Secretaria de Educação irá informar se as aulas serão retomadas nesta sexta-feira (12).

A Defesa Civil de Cabo Frio segue em estado de atenção. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números de telefone: (22) 2647 – 0199 ou 199.

Ocorrências em Macaé e Rio das Ostras

Na cidade de Macaé houve ocorrências de queda de árvores, inclusive, as equipes estão nas ruas fazendo os atendimentos. Não há registro de vítimas. Em Rio das Ostras, a Defesa Civil informou que foram registradas três quedas de árvores e parte do acrílico do telhado da prefeitura se soltou. A rampa da administração por medida de segurança está interditada.  Em casos de emergência, a população deve ligar para o número 199.

Ocorrências em Maricá

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá informou que o município está em estágio de vigilância. O código Metar do aeroporto registrou ventos de 46km/h (intensidade moderada) às 6h desta quinta-feira (11), e registrou cinco ocorrências na cidade até o início desta manhã, sendo quatro quedas de árvores -bairros São José do Imbassaí, Flamengo e Jardim Atlântico, e um caso de destelhamento de casa em Bambuí. A família receberá apoio da Secretaria de Assistência Social.

A Defesa Civil também identificou queda de barranco na Praia do Recanto e isolou a área.  A previsão da Marinha do Brasil é de ressaca com ondas de 2,5 a 4.0 metros de altura até as 21h de sexta-feira (12).

As equipes da Defesa Civil de Maricá estão nas ruas atendendo a chamados de ocorrências e permanecem de prontidão 24h no centro operacional, podendo ser acionadas pelos telefones  199,  2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782.

Búzios e São Pedro da Aldeia

A Defesa Civil de Búzios não recebeu chamado, mas reforçou que continua em estágio de mobilização e aviso de alerta para as condições meteorológicas nesta quinta-feira (11) no município. Em caso de emergências a população ligar para os telefones: 199 ou (22) 2633 0827. Assim como Búzios, a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia também não registrou ocorrências. A equipe ressalta que está de prontidão.

Orientações à população

Com a previsão é de ventos fortes até esta sexta-feira (12), a população deve se atentar e seguir algumas recomendações importantes da Defesa civil, tais como:

-Abrigue-se em local coberto, seguro e resistente aos ventos, onde não há riscos de destelhamentos, tranque portas e janelas, em caso de falta de luz atenção à utilização de velas para não provocar incêndios;

– Não praticar esportes, atividades de pesca, ao ar livre ou adentre ao mar quando estiver agitado, barraqueiros não utilizarem guarda sol nas areias das praias;  

-Não se abrigue ou estacione sob árvores, outdoors ou fiação elétrica.

– Em caso de emergências entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199 ou números desmobilizados pelos municípios.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos