Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 1
  • Mulher vítima de violência em Macaé pode acionar número de celular

Mulher vítima de violência em Macaé pode acionar número de celular

Com o período de isolamento social, houve aumento nos casos de violência doméstica contra a mulher. Em Macaé, as vítimas podem acionar um número de celular para atendimento.

O Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim) disponibiliza telefone que pode ser acionado, inclusive com ligações a cobrar para (22) 99817-0976. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mensagens por whatsapp também podem ser enviadas para o telefone

Em Macaé, a rede de proteção à mulher conta ainda com o auxílio da 123ª Delegacia de Polícia Civil, Instituto Médico Legal (IML), unidades de saúde, Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, 32º Batalhão da Polícia Militar (patrulha Maria da Penha da Polícia Militar), Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

Seminários sobre a Lei Maria da Penha acontecem até 20 de agosto

Nessa sexta-feira (07), a Lei Maria da Penha  completou 14 anos de existência. Seminários  direcionados  às mulheres estão sendo realizados virtualmente pelo Ceam, até o próximo dia 20 de agosto. O seminário “Encontros sobre a Lei Maria da Penha: antecedentes, avanços e desafios na luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher”, além do segundo Fórum Direitos da Mulher, podem ser acompanhados às quintas-feiras do mês de agosto, sempre às 19hm por meio da plataforma Google Meet e com transmissão simultânea no Youtube.

O primeiro encontro do seminário aconteceu nessa quinta-feira (6), com o tema: “Uma análise histórica jurídica brasileira sobre a existência de um enfrentamento à violência contra a mulher até a conquista da Lei Maria da Penha”. O evento contou com duas convidadas: a socióloga e pedagoga, ex-superintendente de enfrentamento à violência contra a mulher do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Mota, além da Coordenadora da Promotora Legal Popular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cristiane Brandão.

“A interseccionalidade no olhar sobre a violência doméstica: Eu não sou uma mulher?” é o segundo tema do seminário, que acontece no dia 13 de agosto. A ação vai contar com palestra da ativista LGBTQI+ e pesquisadora com formação em Letras, Sara Wagner York, além da militante do movimento negro e estudante de direito da UFRJ, Giovana Almeida.

Já no dia 20 de agosto, acontece o terceiro tema do seminário: “Diálogos sobre a violência psicológica e seus reflexos na saúde mental das mulheres na pandemia”. O encontro contará com a participação da psicoterapeuta, coach e ex-conselheira em direito das mulheres do município de Macaé, Karoline Bandeira. E, também, a assistente social do CEAM, Pós-graduada em Formulação e Gestão de Políticas Sociais e Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, Sandra Caldeira.

O II Fórum de Direitos da Mulher: “Lei Maria da Penha, sua efetividade e alterações – Impactos da pandemia de COVID-19 no enfrentamento a violência contra a mulher” acontece no dia 27 de agosto. Entre as convidadas confirmadas estão:

Juliana Cardoso: Juíza de Direito titular da Segunda Vara Criminal e Juizado de Violência Doméstica Adjunto da Comarca de Itaboraí; Diretora de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher da (Amaerj) e Integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de violência doméstica e familiar do TJ/RJ;

Flávia Nascimento: Coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro;

Sandra Ornellas: Delegada de Polícia, diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM);

Flávia Luz: Psicóloga do CEAM Macaé

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos