Search
Degradê com CSS

Macaé, Cabo Frio, e Campos entre os municípios com mais violência escolar

Reprodução
Reprodução
Reprodução Jornal O Globo

De acordo com o Instituto de Segurança Pública  (ESP), de 2014 a 2017  chega a 624 o número de professores  que procuraram a polícia civil para denunciar ameaças em escolas do estado do Rio de Janeiro.  Um professor ameaçado a cada três dias, em cada 25% dos casos o  autor das ameaças é o aluno e 75% dos professores que sofrem as ameças são mulheres.

Em todo o estado  227 casos registrados no Grande Rio, seguido de 29 casos em São Gonçalo, na região metropolitana, 28 casos em Duque de Caxias e 24 em Nova Iguaçu, ambas na Baixada Fluminense.  Mas o interior do estado surpreende, Campos dos Goytacazes, na Região Norte,  registrou 10 casos, seguidos de  11 casos em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e surpreendentes 15 casos em Macaé, Região Norte.

Cabo Frio ficou a apenas um caso atrás de Queimados. Macaé tem mais casos que Niterói e Magé.

Sobre os números alarmantes apresentados por Macaé, o vereador Marcel Silvanos (PT),  opina que o problema deve ser debatido com profissionais, como gestores e pedagogos. Para ele estes números demonstram que é preciso discutir seriamente educação, não apenas como processo de letramento, mas também discutir diretamente a violência como resultado também do preconceito e da desigualdade.

“Tentei colaborar com esse debate em Macaé,  quando discutimos o Plano Municipal de Educação. Mas, infelizmente, não houve espaço para pensar escolas que colaborassem na construção dessa outra realidade para os próximos 10 anos. O debate foi reduzido ao preconceito fantasiado de combate a uma inexistente ‘ideologia de gênero’.

As informações do ESP foram publicadas primeiramente no Jornal O Globo do último domingo (16).

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Documentário celebra 20 anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Macaé abre 302 vagas de trabalho em diversas áreas

Adeus a Gabriel Peixoto, um mineiro buziano

Julgamento de Carlos José de França pelo assassinato de Florencia Aranguren será em abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!