Search

Hospedagem Legal: Projeto de lei Visa Regulamentar Aluguel Temporário em Búzios

aluguel de casas em buzios
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...
 
Um Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo, encaminhado na sessão ordinária dessa terça-feira (11) na Câmara de Búzios, trata de regulamentar a hospedagem residencial não-profissional, caracterizada pelo aluguel temporário de casas e apartamentos particulares de pessoas físicas ou jurídicas por período inferior a 30 dias. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para ser analisado.
 
Se o projeto for aprovado, o proprietário do imóvel, seus procuradores ou imobiliárias deverão efetuar o cadastro da atividade de hospedagem residencial não-profissional junto à Secretaria Municipal de Fazenda, apresentando documento comprobatório do imóvel; a planta atualizada, assinada por profissional habilitado; a certidão de regularidade fiscal do imóvel; o Habite-se e licença sanitária.
 
Além da documentação, o imóvel deverá ainda cumprir com uma vasta lista de exigências, que vão desde ser provido de abastecimento de água potável; estar ligado à rede pública de esgoto ou com tratamento de afluentes e coleta de resíduos sólidos até dispor de extintores de incêndio e materiais de primeiros socorros. E o imóvel autorizado a exercer a atividade deverá ainda ter uma placa padronizada com a identificação “Hospedagem Legal”.
 
O Projeto também estabelece a capacidade de cada imóvel em 3,00m² por ocupante nas unidades habitacionais, mantida a mesma proporção no total da ocupação do imóvel. 
 
”Conforme a justificativa, “a regulamentação é necessária devido ao crescente número de imóveis residenciais, os quais funcionam como hospedagem residencial não-profissional, e também prezando a qualidade do serviço prestado ao turista.”
 
Joice Costa
Joice Costa

Na tribuna a vereadora Joice Costa lembrou dum projeto de lei do Executivo que tramitou na Câmara de Búzios na legislatura passada, tratando do assunto, mas que não foi aprovado devido a pontos polêmicos.

 
Segundo a vereadora Joice a regulamentação é importante, mas é preciso rever os pontos polêmicos. “Vamos analisar para ver se este novo projeto está idêntico ao anterior e relembrar os pontos mais polêmicos.(…) É que o projeto exige, por exemplo, planta, Habite-se e laudo do Corpo de Bombeiros. Esses foram os pontos mais polêmicos e a gente pode rever.”

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Fernanda Abreu levanta Búzios ao som do funk e sucessos no Claro Verão

Macaé promove credenciamento de empresas e serviços turísticos

Shopping Popular de São Pedro da Aldeia: Modelo de Sucesso e Inovação no Brasil

Quaquá defende posição sobre família Brazão; Anielle Franco anuncia medidas no PT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima