Menu

Cidades

Governador Pezão é preso em desdobramento da Lava Jato

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) foi preso hoje pela manhã, por volta das 6 horas, na sua residência oficial, no Palácio Laranjeiras,  devido a um desdobramento da Operação Lava Jato, comandada pela Polícia Federal. A operação denominada “Boca de Lobo”, e se baseia na delação premiada de Carlos Miranda, apontado como operador financeiro do ex governador, também preso, Sérgio Cabral.

Carlos Miranda detalhou o pagamento de mesada de R$ 150 mil para Pezão na época em que ele era vice do então governador Sérgio Cabral. Também houve, segundo a delação, pagamento de 13º de propina e ainda dois bônus de R$ 1 milhão como prêmio.

Ainda segundo informações do Ministério Público Federal, existem provas que apontam para o recebimento de um valor estimado em 40 milhões que teria sido recebido por Pezão no período de 2007 a 2015, e que faria parte de um esquema de corrupção ainda em funcionamento. São investigados os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

Diante deste cenário, a prisão foi motivada porque a liberdade do Governador, segundo os investigadores, oferece risco ao prosseguimento da operação, uma vez que este poderia dificultar o acesso aos valores ou ocultar o patrimônio obtido.

Ainda na lista de presos está o secretário de Obras, José Iran Peixoto Júnior; O Secretário de Governo, Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz; O servidor da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Vidal Barroso; o sobrinho do Governador, Marcelo Santos Amorim; Os sócios da JRO Pavimentação Cláudio Fernandes Vidal e Luiz Alberto Gomes Gonçalves; Além dos sócios da High Control Luis; Luis Fernando Craveiro de Amorim e César Augusto Craveiro de Amorim.

A Polícia Federal cumpre ainda 30 mandados de busca e apreensão. Um deles é na casa de Pezão em Piraí, no Sul do estado, base do governador.

Francisco Dornelles assume o Governo –  Depois de quatro dos últimos cinco governadores eleitos do Rio de Janeiro terem sido presos acusados de corrupção, vice de Pezão, Francisco Dornelles, passará a assumir o Governo.

Dornelles foi ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Ele é sobrinho do ex-presidente Tancredo Neves e primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Divulgação

Exposição Diálogos na Galeria Arte4 reúne mulheres em Búzios

Foto: Ronald Pantoja

Búzios Jazz Festival 2024 começa neste fim de semana

Divulgação

Luau Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta sexta (3)

Divulgação

Cabo Frio realiza formação para padronizar e aprimorar refeições escolares